Post

Estudantes do sétimo período do curso de Direito do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) estiveram, nesta quarta-feira (14/5), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis. A visita faz parte do programa ''Por dentro do MPSC''. 

Responsável por receber os estudantes, a Gerente de Pesquisa, Extensão e Revisão, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Lucia Anilda Miguel, os encorajou a aproveitar a oportunidade para conhecerem melhor a Instituição e a se inscreverem no programa de estágio. Os alunos foram levados à Sala de Sessões Aor Steffens Miranda e assistiram a um vídeo introdutório sobre o MP, suas áreas de atuação e seu funcionamento.

A palestra inicial foi conduzida pela Secretária-Geral, a Promotora de Justiça Caroline Sartori Velloso Martinelli. Com quase 20 anos de carreira, a Promotora de Justiça começou contando sobre seu início do MPSC. ''Me apaixonei pelo Ministério Público na faculdade, no quinto semestre, quando tive aula com um Promotor de Justiça catarinense. Acredito que ele não saiba, mas foi quando apresentou o MPSC para nós, estudantes, que decidi fazer estágio aqui'', relembrou. Além disso, ela buscou incentivar e motivar os estudantes para que deixem de se comparar e compreendam sua trajetória. ''Ter contato com o MP pode auxiliá-los a fazer escolhas para o futuro. Então, não menosprezem onde estão, pois cada degrau é essencial para chegar aonde desejam'', disse.

Post

A Promotora de Justiça enfatizou a importância de, como mulher, atuar em cargos de liderança e de haver outras mulheres, como a Procuradora-Geral de Justiça, em funções de poder. ''Nós precisamos de representatividade, sim, pois percebemos que temos portas abertas, mesmo que a estrada seja um pouco mais longa e com mais obstáculos. Além disso, mulheres na liderança proporcionam perspectivas diferentes sobre determinados assuntos'', explicou. Por fim, Caroline falou sobre sua experiência nos Tribunais do Júri. "Acredito que precisamos falar com os jurados com uma linguagem clara para que entendam nosso discurso. Promotor de Justiça está ali para apresentar a sua versão, no que ele acredita, mas sem exigir que isso prevaleça. Não somos promotores de condenação; somos Promotores de Justiça", finalizou. 

Após a palestra, a Coordenadoria de Comunicação Social promoveu uma dinâmica com os estudantes, na qual foram distribuídas canetas e folhas com as perguntas ''Imagine que o MPSC é uma pessoa. Quais perguntas você faria sobre a `vida¿ dele?'' e "Se você fosse o MPSC, como você se comunicaria com o público jovem?".  O objetivo da atividade foi compreender o que as pessoas de fora do Ministério Público de Santa Catarina gostariam de encontrar em um material sobre a Instituição. Com o resultado da dinâmica, pretende-se criar materiais institucionais que abordem a atuação do MPSC.

Post

A programação continuou com a Técnica do MPSC Priscila Melina Finardi, do Setor do Memorial, que apresentou as produções do setor e destacou a importância da memória para a sociedade. Para finalizar as atividades, a residente em Administração da Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão, Carolina Machado Dias Cardoso, expôs as regras para participação no programa de estágio e residência no MPSC, além de carga horária e remuneração. 

Promovida pelo CEAF, a visita despertou curiosidade nos acadêmicos e esclareceu diversas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público. Segundo a professora de estágio da Uniasselvi, Patrícia Russi de Luca, trazer os acadêmicos nesse período do curso é ótimo para que eles conheçam mais sobre a Instituição e possam ver a prática de uma carreira jurídica. ''Visitar o MP é sempre muito bacana e os alunos gostam e se sentem acolhidos. As palestras são ótimas e esclarecedoras, além de apresentarem uma realidade que inicialmente é tão distante, mas que pode passar a ser parte do dia a dia deles'', avaliou.

Sobre o programa ''Por dentro do MPSC''

Estudantes de todos os cursos de nível superior podem participar do programa ''Por dentro do MPSC'', uma visita à sede do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis. A iniciativa apresenta o papel da Instituição, orienta sobre o exercício de direitos e cidadania e esclarece dúvidas sobre a atuação do órgão, fortalecendo tanto o MPSC quanto a democracia. 

Interessados em participar do projeto devem preencher um formulário on-line. É necessário que um representante do grupo ou da organização faça a inscrição com no mínimo 30 dias de antecedência. Clique aqui para conhecer melhor o ''Por dentro do MPSC''.