MPSC lança projeto Prioriza para incorporar demandas regionais e se aproximar ainda mais da sociedade
Projeto promove escuta regional para que o Ministério Público conheça melhor os problemas de cada local e atue de forma mais próxima da população.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou a implementação do projeto Prioriza, uma iniciativa voltada à escuta ativa de Promotoras e Promotores de Justiça em todas as regiões do estado. O objetivo é incorporar as diferentes realidades locais à construção estratégica da atuação institucional do MPSC.
O projeto foi apresentado pela Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, e prevê 11 encontros regionais com membros do Ministério Público. A proposta é considerar, no planejamento institucional, os problemas concretos enfrentados pelas comunidades.
"Essa maior aproximação vai permitir que a gente seja mais efetivo, que a gente resolva melhor tudo o que há pela frente, garantindo direitos da melhor forma possível. A força do Prioriza está na sua capacidade de reconhecer que cada região tem sua própria realidade - e, portanto, precisa de soluções sob medida", afirmou Vanessa.
O primeiro encontro foi realizado em Itajaí, com a participação de Promotoras e Promotores da região, muitos debates e um olhar voltado às necessidades locais. A partir dessa experiência, o modelo será replicado em outras regiões do estado, como explica o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Andrey Cunha Amorim.
"Agora nós vamos sentar, aperfeiçoar este modelo e replicar para as demais regiões, com a certeza de que, tal qual aconteceu aqui em Itajaí, os Promotores e Promotoras de Justiça das demais regiões vão participar para dizer o que eles querem do Ministério Público de baixo para cima nos próximos dois anos", disse.
Próximos encontros
O Prioriza prevê mais 10 encontros em diferentes regiões de Santa Catarina. A proposta é ouvir representantes de todas as comarcas, reunindo sugestões e experiências para orientar a atuação do Ministério Público nos próximos anos.