Post

Com 67 votos, o Procurador de Justiça Fábio Strecker Schmitt foi reeleito ao cargo de Corregedor-Geral do MPSC. O atual Corregedor-Geral foi o único candidato ao cargo. O resultado da eleição foi anunciado na sessão do Colégio de Procuradores pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.

A solenidade de posse acontecerá na primeira quinzena de abril.

A eleição para o cargo de Corregedor-Geral do MPSC no biênio 2024-2026 começou na segunda-feira e se encerrou na quarta-feira (27/3). A votação teve 67 votos para o único candidato, três votos em branco e uma ausência.  

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, cumprimentou o Corregedor reeleito e toda sua equipe. "Quero parabenizar o Doutor Strecker, Doutora Cristiane e todos os membros que fazem parte da Corregedoria. Saliento a relação saudável, harmoniosa e independente entre a Corregedoria e a Procuradoria-Geral. Quero enaltecer as iniciativas inovadoras desta gestão, como o grupo de trabalho que discute as atribuições e a relação próxima que tiveram com o programa ATUA. Faço um agradecimento público e desejo que a qualidade desses serviços e que os princípios que nortearam a Corregedoria até hoje sejam os mesmos que a nortearão no próximo biênio", disse.


PostStrecker agradeceu aos colegas pela reeleição. "Agradeço o voto de confiança que recebi da imensa maioria dos colegas. Para mim é motivo de satisfação e gratidão e, também, de renovadas responsabilidades", afirmou.

"Tenho a convicção de que a função de Corregedor é uma função de confiança deste colegiado. É o Colégio que norteia a atuação da Corregedoria. Esse relacionamento próximo com o Colégio quero manter no novo mandato", disse.

Strecker reforçou que serão mais dois anos de desafios. "Serão grandes desafios, que, com cautela, parcimônia e firmeza em algumas premissas da nossa atuação funcional, que nos trouxeram até o século 21 - e não há dúvidas de que viemos nos braços da sociedade, então é com ela que devemos continuar abraçados para construir um MP mais forte e que faça sentido na vida das pessoas. É assim que me pauto na Corregedoria, sempre na ideia de ser justo. Firme quando preciso, mas justo", defendeu.

Para finalizar, Strecker agradeceu a equipe. "Quero agradecer a Subcorregedora, Cristiane Rosália Maestri Böell, e toda a equipe de Promotores e Promotoras de Justiça da assessoria da Corregedoria. Temos uma equipe unida e coesa, que tem suas divergências, mas sempre chegamos a pontos comuns para nossa atuação. Agradeço nossos servidores, que são um quadro pequeno, mas que trabalham muito", disse.

Post

"Agradeço de forma muito especial a todos os Promotores e Promotoras de Justiça que nos recebem no interior do estado quando fizemos as correições. Cada ciclo traz um novo ânimo. Todas as conversas são sempre muito boas, vemos coisas boas sendo feitas pelo interior do estado e o que não é tão bom podemos conversar e ajustar. Muito embora estar na Corregedoria seja trabalhoso, é extremamente gratificante", finalizou.

Strecker indicou ao Colégio de Procuradores a Procuradora de Justiça e atual Subcorregedora Cristiane Rosália Maestri Böell para permanecer no cargo. A indicação foi aprovada por unanimidade.

Fábio Strecker Schmitt ingressou no MPSC em 1992. Passou pelas Comarcas de Joinville, São Carlos, Capinzal, Timbó, Lages e Florianópolis. Na Capital, já foi assessor na Procuradoria-Geral de Justiça e foi promovido a Procurador de Justiça em 2016. Também foi Coordenador de Recursos Criminais. Em 2019 e 2020, assumiu o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos. Strecker assumiu a Corregedoria em 2022.

Comissão eleitoral

A comissão eleitoral foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, pelos membros do Colégio de Procuradores de Justiça Pedro Sérgio Steil e José Eduardo Orofino da Luz Fontes e pela Procuradora de Justiça Heloísa Crescenti Abdalla Freire.