A programação teve início com uma palestra da Promotora de Justiça Renata Lima da Silva, que destacou os direitos das pessoas com deficiência, com ênfase no acesso à educação inclusiva. "Foi uma tarde muito importante e de muito aprendizado. O Ministério Público veio esclarecer quais são os direitos previstos e o que se pode e deve fazer para efetivação da inclusão social das pessoas com deficiência", afirmou.
Na sequência, os participantes puderam ouvir relatos e reflexões de diferentes áreas de atuação: Edilene dos Santos, Diretora da APAE de Passo de Torres, apresentou os serviços da instituição; a médica Pediatra Bruna Enzweiler falou sobre a atenção à saúde da pessoa com deficiência; a psicóloga Aline Andressa dos Santos, do CRAS, trouxe a importância da participação familiar e do trabalho intersetorial na rede de atendimento; e o intérprete de Libras Ramon Silva da Cunha compartilhou a sua experiência, reforçando a relevância da acessibilidade na comunicação para a inclusão social.
O clima de mobilização também esteve presente na fala da Secretária de Assistência Social de Passo de Torres, Elisandra da Silva Martins, uma das organizadoras do encontro. "O evento foi lindo, emocionante. Trouxe muito da luta pela garantia de direitos da pessoa com deficiência e a importância de mobilizar a sociedade, junto com as secretarias da comarca e com o MP de Santa Catarina. Essa é uma luta diária. A fala do Ministério Público nos trouxe uma experiência fundamentada na legislação, o que nos dá tranquilidade, segurança e mais suporte para realizar nosso trabalho", destacou.
As palestras contaram com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade a todos os presentes. Ao longo da tarde, foi possível ver profissionais atentos, trocando experiências, tirando dúvidas e levando consigo novos aprendizados para fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência em suas comunidades.
Direitos da pessoa com deficiência
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), Lei n. 13.146/2015, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, estabelece uma série de direitos fundamentais para garantir a inclusão, a cidadania e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência no Brasil. Conheça os principais direitos resguardados pela LBI:
1. Direito à vida e à dignidade
5. Direito ao transporte e à mobilidade
7. Direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer
8. Direito à assistência social e previdência
9. Direito à acessibilidade
10. Direito à informação e comunicação
11. Direito à participação na vida pública e política
12. Direito ao reconhecimento igual perante a lei