PostEste é mais um ano em que o Ministério Público de Santa Catarina abraça a campanha Outubro Rosa. A Gerência de Atenção à saúde (GESAU) e a Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO) mostraram, durante todo o mês, histórias de servidoras que relataram os desafios, medos e conquistas da vida após o câncer.  

Nos relatos, foi possível refletir sobre a importância dos exames de rotina e do diagnóstico precoce e sobre como a rede de apoio faz a diferença para o sucesso do tratamento. 

A médica do trabalho da GESAU, Fernanda Lemes Ferreira, e a Promotora de Justiça Lia Dalmutt também colaboraram. Com suas falas, destacaram como os exames de rotina podem ajudar na identificação da doença e quais são as leis que garantem os direitos das pessoas com câncer.   

Se você não conseguiu acompanhar a campanha, veja abaixo todos os vídeos: 

VÍDEOS

Conheça a história da Marcia

"O meu chão caiu naqueles dias, eu não sabia que eu tinha tanta força dentro de mim, a gente não sabe o que somos capazes de aguentar."

Marcia Cristina Feustel 

Técnica do Ministério Público

Conheça a história da Amanda

"A lição para mim é de valorização da saúde, de entender o quanto ela é importante." 

Amanda Lopetegui de Castro

 Assistente de Promotoria de Justiça do MPSC

Conheça a história da Betina

"Foi um momento bem difícil. Não tem como não ser - no auge da pandemia, no puerpério, com um filho de 4 meses e descobrir o câncer de mama." 

 Betina Pires Miranda

 Assistente de Procuradoria de Justiça

Conheça a história da Karina

"A cabeça da gente é quem manda, mesmo com o tratamento todo, porque, se tu te deixas colocar pra baixo, tu deixas essa doença te consumir."

 Karina Mendes de Brito 

Servidora aposentada do MPSC

Conheça a história da Gizelly

"O câncer ainda está associado com a ideia de morte, quando na verdade hoje existe toda uma possibilidade de tratamento."

Gizelly Rodrigues 

Analista em Serviço Social MPSC

Conheça a história da Danielle

"Muito maior do que a tristeza de ter o diagnóstico é a alegria de saber que tem cura, é saber que tem caminho, que dá para seguir e que vai dar tudo certo lá no fim."

Danielle Durieux Reitz

Técnica do Ministério Público

Que leis protegem pacientes com câncer de mama?

Nesta Entrevista, a Coordenadora-Adjunta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor, a Promotora de Justiça Lia Dalmutt, que apresenta as leis que garantem aos pacientes o direito ao diagnóstico e tratamento.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO do câncer de mama devem ser feitos mesmo na pandemia

Assista a entrevista da médica Fernanda Lemes Ferreira sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

OUTUBRO ROSA

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.