Com a retomada gradual dos trabalhos presenciais no MPSC, a Instituição tem colocado em prática um protocolo de medidas de segurança que objetiva combater e prevenir a disseminação da covid-19. Estabelecido pela Portaria nº 1.295/2020/PGJ no início de maio, o documento define cuidados nas áreas comuns e no ambiente de trabalho em geral.
Para o cumprimento das medidas essenciais de prevenção do contágio pelo novo coronavírus, estão sendo distribuídas máscaras de tecido aos integrantes do MPSC e instalados dispensers para álcool 70% em equipamentos de uso coletivo e nas unidades do MPSC em todo o estado, além de reforço da higienização dos ambientes por parte das equipes de limpeza e da massiva divulgação de procedimentos que levam a um maior cuidado durante o trabalho na Instituição.
"Ainda no mês de março iniciamos a publicação de informativos que esclarecem sobre diversos temas relacionados à infecção causada pelo SARS-Cov2. Os temas abordados nesses periódicos estão sendo adequados conforme a evolução da pandemia e a necessidade institucional", conta a médica do trabalho a serviço do MPSC na Gerência de Atenção à Saúde (GESAU), Fernanda Lemes Ferreira. Ela lembra que em breve uma cartilha ilustrando o protocolo instituído pela Portaria nº 1.295/2020/PGJ será disponibilizada para membros e servidores do MPSC.
A médica ainda explica que gerências cuja atuação exijam condutas específicas estão procurando a GESAU e, conforme solicitações de cada área, são orientadas especificamente para adequar as medidas de prevenção à realidade e necessidade das atividades desempenhadas.
Construção do protocolo
O Grupo de Trabalho Administrativo e de Tecnologia da Informação, um dos subgrupos do Gabinete Gestor de Crise do MPSC, discute o assunto desde os primeiros dias da declaração de pandemia. A construção do documento buscou, primeiramente, assegurar o trabalho remoto com qualidade e a saúde física e mental dos integrantes da Instituição, e, num segundo momento, estudou as medidas necessárias para um retorno seguro ao trabalho presencial.
"Muitas medidas foram cogitadas e estudadas, para as mais diferentes atividades dentro do MPSC. Com a importante ajuda das profissionais da GESAU foi sendo formado o protocolo com aquelas que se mostraram as mais eficazes, adequadas para sua rápida implantação e compatíveis com a possibilidade financeira da Instituição. Ainda temos várias medidas sendo estudadas, de modo que o protocolo continua em evolução", salientou o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Coordenador do Grupo, Fábio Strecker Schmitt.
Segundo o Subprocurador-Geral, o protocolo é fundamental para orientar tanto as pessoas que trabalham no MPSC como aquelas que precisam de algum atendimento, para que o serviço possa ser prestado da forma mais segura possível para todos. "Com regras claras de segurança epidemiológica, que sejam bem difundidas de modo a serem observadas com atenção, as atividades presenciais poderão ser retomadas aos poucos e com segurança", finalizou.