PostEstá marcado para o dia 21 de novembro, no auditório da sede do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis, o lançamento da carta educacional da neurodiversidade. O documento é uma das iniciativas da campanha "As entrelinhas do autismo", que marca o início da 3ª etapa da Campanha, lançada em abril de 2021, e que busca diminuir o estigma em torno dessa condição. O evento é direcionado para profissionais da educação e ao público do Ministério Público.

A carta que será lançada tem o objetivo de esclarecer para o corpo escolar as especificidades do público neurodivergente, como as pessoas autistas, e a importância da inclusão educacional plena. O material é a sequência da cartilha que foi lançada em abril deste ano, dirigida especialmente aos familiares de pessoas autistas (acesse a cartilha aqui).

Para a produção do material, contou-se com a colaboração de autistas de diversas áreas (pedagogia, direito, linguagem), como estudantes, professores universitários e da educação básica, ativistas na luta pelos direitos dos autistas e familiares de autistas, sendo o resultado do trabalho do Ministério Público, em parceria com o Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEdI/CEAD/UDESC) e com o projeto "Traduzir-se: autismo em primeira pessoa", da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Todos os envolvidos colaboraram para a elaboração de uma carta que terá o condão de contribuir com a formação de professores em uma perspectiva anticapacitista e inclusiva.

No evento haverá uma série de palestras com profissionais que esclarecerão dúvidas e compartilharão boas-práticas que servirão ao objetivo de qualificar o atendimento prestado pelos profissionais de educação no que diz respeito às crianças e adolescentes com autismo.

Para participar, basta se inscrever neste formulário. Haverá atestado de participação para os participantes.

A campanha "As entrelinhas do autismo"

Com o slogan "mude de perspectiva", a campanha do MPSC foi lançada no ano passado com o objetivo de diminuir o estigma em torno do autismo. Por meio de vídeos e postagens nas redes sociais, o MPSC deu início à mobilização e permanece conscientizando a população, esclarecendo os direitos que protegem as pessoas com autismo.

A letra da canção "O cubo", da banda Dazaranha, celebra as diferenças e a diversidade e é a trilha sonora da campanha. O MPSC agradece a banda Dazaranha, que, gentilmente, cedeu a música.

Serviço:

O quê: lançamento da carta educacional da neurodiversidade

Quando: 21 de novembro, das 9h às 18h

Local: auditório do MPSC, em Florianópolis

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, que faz o convite para o evento.

Carregar arquivo do áudio aqui!