26.09.2016

MPSC instala Promotoria de Justiça em Orleans

A 2ª Promotoria de Justiça atuará nas áreas Área Criminal, Área da Execução Penal, Área da Ordem Tributária, Área do Controle Externo da Atividade Policial, Área dos Direitos Humanos.


Post

Nesta segunda-feira (26/09) foi realizada a instalação da  2ª Promotoria de Justiça e inaugurada as novas instalações das Promotorias da Comarca de Orleans. A nova sede das Promotorias conta com uma área de 180 m2, abriga duas promotorias, uma salas de recepção, uma sala de arquivo, duas salas de apoio técnico, três banheiros e uma copa. A 2ª Promotoria de Justiça atuará nas áreas Área Criminal, Área da Execução Penal, Área da Ordem Tributária, Área do Controle Externo da Atividade Policial, Área dos Direitos Humanos.

Durante a solenidade, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cid Luiz Ribeiro Schmidt, realizou a leitura do ato de criação da Promotoria de Justiça de Orleans, que em seguida foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis. Na sequência, fez uso da palavra a Promotora de Justiça titular da comarca de Orleans, Lara Zappelini Souza, que celebrou a instalação e refletiu acerca do atual momento da Instituição. ¿Nossa tão almejada Promotoria está instalada. Estamos em um momento em que o Ministério Público vive um período de dualidade. Cada vez mais atuante, enfrenta forças que tentam reduzir sua atuação. Por outro lado, cresce em confiabilidade e conquista credibilidade por parte da população¿, citou Lara. ¿A Instituição é respeitada por agir conforme seus deveres. Para isso, precisa se equipar, precisa crescer. Antes tínhamos uma Promotoria atuando com duas Varas instaladas, hoje igualamos o número para melhor atender os anseios da população¿, finalizou.

O Coordenador Administrativo da Comarca de Orleans, Arthur Koerich Inacio, cumprimentou as autoridades presentes. ¿Estamos muito motivados para trabalhar. Mais do que agradecer a instalação de uma nova sede, precisamos agradecer a presença de representantes de outras Instituições e Poderes, que atuam conjuntamente, em prol da sociedade catarinense¿.

Em seguida, o Subcorregedor-Geral do MPSC, José Galvani Alberton, dirigiu algumas palavras aos Promotores de Justiça presentes. 'Podemos sempre aperfeiçoar os serviços que prestamos. Uma Promotoria, em si, pouco representa. Ela somente se fará valiosa se prestar seus serviços através do trabalho ordenado, envolvendo todos os atores, para bem poder exercer a justiça. Precisamos refletir acerca da evolução da estrutura judicial, já que as demandas continuam a crescer. Aonde chegaremos? É necessário que todos os cidadãos busquem a conciliação. `Oxalá' que um dia não tenhamos ações a fazer. Este será o dia em que a sociedade estará no caminho da paz, da serenidade. Pode ser um sonho, mas é neste caminho que deveremos nos manter", apontou Alberton.

A solenidade foi encerrada pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, que referenciou a importância da região para a Instituição. "Esta cidade nasceu de um dote, dado de Dom Pedro para sua filha Isabel. Povoado que surgiu com um potencial, no caso, para exploração do carvão. Recebeu o nome de Orleans, nome da família francesa que aqui enxergou a força para a transformação da matéria-prima em energia. Assim deve ser o Ministério Público, forte para transformar, ser solidário, parceiro e preparado para o trabalho". O Procurador-geral de Justiça destacou ainda a presença e a importância do Subcorregedor-Geral do MPSC, José Galvani Alberton: "Orleans formou uma das maiores autoridades do Ministério Público brasileiro, que nos ensinou a plantar harmonia e a colher solidariedade. É com muita alegria que realizamos esta instalação na presença de uma de nossas maiores referências, o Doutor José Galvani Alberton".

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Sandro José Neis, Procurador-Geral de Justiça; Fábio de Souza Trajano, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais; Cid Luiz Ribeiro Schmidt, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos; José Galvani Alberton, Subcorregedor-Geral do MPSC; Arthur Koerich Inacio, Promotor de Justiça Coordenador Administrativo da Comarca de Orleans; Lara Zappelini Souza, Promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Orleans; Marco Antônio Bertoncini Cascaes, Prefeito de Orleans; Fabiane Alice Muller Heizen Gerent, Juíza Diretora do Fórum da Comarca de Orleans; Luiz Fernando Goes Ulisséia, Promotor da Comarca de Criciúma; Marco Vieira, Promotor de Justiça da Comarca de Criciúma; Maria Cláudia Tremel de Farias, Promotora de Justiça da Comarca de Içara; Valdir Bianco, Presidente da OAB em Orleans; Elcio Williann, Reitor do Centro Universitário Barriga Verde; Ricardo Roger Sanches, Coordenador do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto em Orleans; Lourenço Acari Junior, Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Orleans; Sônia Fenili Ribeiro, Chefe do Cartório Tabelionato em Orleans.


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC