;

Exposição “Tramas e Formas” é inaugurada na Biblioteca do MPSC

As peças artísticas poderão ser visitadas até 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A Biblioteca fica localizada no segundo andar do edifício Casa do Barão, em Florianópolis. 

19.11.2025 11:42
Publicado em : 
19/11/25 14:42

“O objetivo é que a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira seja reconhecida não apenas pelo seu rico acervo físico, mas também como um espaço vivo de convivência, encontro e circulação de ideias”. É assim que a Gerente da Biblioteca do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Andrea Aparecida Silva, resume a ideia de trazer a exposição artística “Tramas e Formas” para o local. A mostra, inaugurada nesta terça-feira (18/11), reúne obras dos artistas catarinenses India Brazil e Kiko Cervi. 

As peças e esculturas traduzem, em diferentes linguagens, a riqueza estética e identitária da Ilha de Santa Catarina. A exposição estará aberta para visitação até o dia 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A Biblioteca fica localizada no segundo andar do edifício Casa do Barão, em Florianópolis.    

A artista plástica India Brazil apresenta peças que unem a delicadeza da renda de bilro à rusticidade do barro, resultando em cerâmicas de beleza singular. Ela ressalta a importância de expor no MPSC. “É mais um espaço para nós podermos culturar a nossa arte. Estou adorando e bem orgulhosa”, diz. As peças produzidas pela artista são inspiradas nas tradições da renda e da cerâmica herdadas de sua mãe, a pintora e poetisa Yvonne Catão. India perpetua em suas obras a cultura e o fazer artesanal de Florianópolis, técnica que já levou para exposições na Europa, onde viveu e pesquisou o tema. 

O artista Kiko Cervi expõe trabalhos que evidenciam sua habilidade em transformar materiais brutos, como pedra e madeira, em esculturas que mesclam técnica e emoção. “Me sinto muito honrado por ser convidado a mostrar o trabalho que executo há muito tempo aqui em Florianópolis. A oportunidade é grande. Eu espero que as pessoas venham e tomem consciência dos trabalhos que são feitos aqui na ilha”, reforça. Quando questionado sobre o local escolhido para a exposição, o artista responde: “Arte e biblioteca têm tudo a ver! É emocionante porque, enquanto acadêmico, eu pesquisei muito nesses espaços. Já expus muito em bibliotecas também. É o casamento perfeito (risos)”. 

Projeto “Expressões na Biblioteca” 

A exposição concretiza a primeira edição do projeto “Expressões na Biblioteca”, que visa transformar o local em um espaço de encontro entre conhecimento e arte, valorizando artistas locais e ampliando a experiência cultural de servidores, membros e visitantes. “O projeto ‘Expressões na Biblioteca’ surgiu com a iniciativa de trazer o público interno do MPSC e a comunidade externa para a nossa biblioteca. A ideia é que as pessoas vivenciem exposições como essa, a Tramas e Formas, que reúne expressões da cultura e do diálogo”, explica a Gerente da Biblioteca. 

A princípio, a ideia é que o local receba exposições novas todos os meses. Artistas interessados em expor devem entrar em contato com a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira através do e-mail gebib@mpsc.mp.br.  

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC