MPSC encerra primeira edição do projeto “Pulmão limpo, futuro brilhante” em Pomerode
A iniciativa é uma série de encontros com propostas socioeducativas sobre uso de cigarros eletrônicos.
No dia 20 de fevereiro, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encerra a primeira edição do projeto “Pulmão limpo, futuro brilhante”. A iniciativa, da 1ª Promotoria de Justiça de Pomerode, tem como objetivo conscientizar jovens e familiares sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos.
Na programação, estão previstas uma palestra com a pneumologista Caroline Uber e a apresentação dos relatórios dos participantes do projeto.
A iniciativa foi lançada em novembro do ano passado e reuniu oito adolescentes para participarem de atividades reflexivas e educativas, como uma visita ao Laboratório de Anatomia da FURB (Universidade Regional de Blumenau).
A medida integra um procedimento instaurado pelo MPSC diante do aumento no número de boletins de ocorrência relacionados à entrega, receptação e uso dos “vapes” por adolescentes na comarca, especialmente no ambiente escolar.
O que diz a lei sobre cigarros eletrônicos
Cigarros eletrônicos e dispositivos similares são proibidos no Brasil pela Resolução da Diretoria Colegiada n. 46/2009 da Anvisa, que veta a comercialização, importação e propaganda desses produtos. A proibição foi mantida pela agência em 2022, por ausência de comprovação de segurança.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 81, também proíbe a venda e o fornecimento a menores de produtos capazes de causar dependência física ou psíquica – o que inclui os cigarros eletrônicos devido à presença de nicotina e de outras substâncias nocivas. Assim, qualquer pessoa que venda, repasse ou entregue vape a adolescente pode ser responsabilizada civil, administrativa e criminalmente.
Últimas notícias
18/02/2026Primeira etapa do 45º Concurso de Ingresso na Carreira acontece neste domingo
18/02/2026Lugar de criança e adolescente é na escola e o MPSC está atento a isso
18/02/2026MPSC encerra primeira edição do projeto “Pulmão limpo, futuro brilhante” em Pomerode
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis