Podcast “Educando Cidadãos”: um jogo contra a corrupção
Novo episódio mostra como a criatividade e a tecnologia podem aproximar jovens da ética e da cidadania, usando um game criado para enfrentar a corrupção.
Como aprender sobre ética e cidadania por meio de um game? Essa e outras questões sobre como levar a cidadania como prevenção e enfrentamento à corrupção são abordadas no mais novo episódio do podcast “Educando Cidadãos”.
Disponível no canal do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no YouTube, o episódio conta com a participação de Pedro Antônio Idalino Espíndola, estudante de 17 anos do Colégio Dehon de Tubarão e um dos criadores do jogo “Fuja da Corrupção”; José Antonio Matiolla, professor e diretor do Colégio Dehon, em Tubarão; e do Vice-Coordenador do programa Educando Cidadãos e Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC, Promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira. A apresentação é feita pela Coordenadora de Comunicação Social do MPSC, jornalista Silvia Pinter.
Na conversa, os participantes refletem sobre como uma abordagem criativa e envolvente, como o jogo desenvolvido, ajuda a compreender os impactos da corrupção e reforça a importância de agir com ética no cotidiano. “Nossa equipe pensou em uma forma prática de introduzir o tema dentro da plataforma Roblox, que é aberta e dinâmica, conectando com as crianças em um espaço onde elas já estão acostumadas a jogar”, explica Pedro.
Para o professor José Antonio Matiolla, a experiência foi uma oportunidade pedagógica inovadora. “Começamos com o desafio escolar de tratar o tema para que os adolescentes entendam e adotem uma postura ética. Depois, conectamos isso ao projeto, aproveitando o jogo para envolver as crianças e mostrar que elas podem transformar o mundo”, afirma.
Resultados
O episódio também aborda os resultados, os desafios do trabalho em equipe e os aprendizados obtidos, além da importância da institucionalização do programa Educando Cidadãos pelo MPSC e sua interação com estudantes. “Tudo começa pelo reconhecimento de que não temos todas as respostas. Precisamos somar esforços com outras instituições para alcançar os resultados pretendidos. Nosso papel é dar voz a boas ideias, replicá-las com adaptações e incentivar iniciativas por meio de eventos, selos e premiações”, destaca o Promotor Stefano Garcia da Silveira.
Assista ao episódio completo do podcast no canal do MPSC no YouTube.
O podcast “Educando Cidadãos“
Resultado de uma parceria entre o MPSC e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o podcast “Educando Cidadãos” tem como objetivo fortalecer a ética, a transparência e a cidadania.
Assista aos episódios anteriores do podcast nos canais do MPSC e da ALESC no YouTube.
Sobre o Educando Cidadãos
O programa Educando Cidadãos é uma iniciativa catarinense que promove uma cultura de integridade e cooperação social por meio da educação, incentivando a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ética e responsável, com foco no combate à corrupção. Institucionalizado pelo MPSC em maio de 2025, o programa é uma evolução da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, criada pelo Promotor Affonso Ghizzo Neto em 2004. Atualmente, conta com mais de 60 instituições parceiras.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis