Promotores de Justiça do MPSC participam de Congresso Nacional do Júri
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está representado por 12 Promotores de Justiça no "Congresso Nacional do Júri: estratégias e desafios", promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. O evento, que ocorre entre os dias 19 e 21 de março em Porto Alegre, tem o objetivo de promover a discussão sobre estratégias e desafios do Ministério Público no procedimento do júri.
Para a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR), Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, "é uma oportunidade para nos engrandecermos, como Promotores de Justiça atuantes na área do Tribunal do Júri, trazendo esse conhecimento para o Estado de Santa Catarina, para atuarmos sempre com dedicação em defesa da vida".
O congresso é promovido pelo Ministério Público do Rio Grande Sul (MPRS), por meio do seu Centro de Apoio Operacional do Júri (CAOJÚRI), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Administração Superior e Assessoria de Cerimonial do Ministério Público Gaúcho. No total cerca de 400 Procuradores e Promotores de Justiça de todo país estão participando do evento, que ocorre no auditório Mondercil Paulo de Moares do MPRS.
A programação inclui painéis sobre os temas Tribunal do Júri, situação de vítimas, julgamentos envolvendo organizações criminosas e segurança pública em geral. Na tarde desta quinta-feira, foram abordados os assuntos de privilégios, retóricas e dolo eventual. O Congresso também contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que esteve acompanhado da cúpula da segurança pública do Estado.
Além da Coordenadora do CCR, participaram do evento os Promotores de Justiça José da Silva Júnior, Mirela Dutra Alberton, Lanna Gabriela Bruning Simoni, Alexandre Carrinho Muniz e Edisson de Melo Menezes, que integram o Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri do MPSC, e Rafael Baltazar Gomes dos Santos, Juliana da Costa Lima Cangussu, Stephani Gaeta Sanches, Elias Albino de Medeiros Sobrinho, Daniel da Costa Rabello e Caio Rothsahl Botelho.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis