Projeto Semeando Saúde Única nas Crianças do MPSC conquista Selo de Excelência Ambiental do CNMP
Iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina foi agraciada em virtude da contribuição para a preservação do meio ambiente e promoção de práticas sustentáveis. A Procuradora-Geral de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi e o Coordenador do CIJE, Promotor de Justiça Mateus Minuzzi, receberam o reconhecimento.
“Eu gostei de todas as oficinas”, “Aprendi que a gente não pode jogar lixo no chão”, “A gente tinha um buraco e plantamos uma árvore e colocamos uma plaquinha. Quer ver?”. Os comentários são de crianças que participaram do projeto “Semeando Saúde Única nas Crianças”, realizado em escolas municipais de São Lourenço do Oeste.
Em funcionamento há três anos, o projeto estimula a atitude responsável nas crianças em relação ao meio ambiente, aos animais e à saúde humana. Nesta semana, a iniciativa idealizada pela 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço do Oeste conquistou o Selo de Excelência Ambiental do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A entrega foi realizada em uma cerimônia na sede do CNMP, em Brasília.
O criador do projeto, atual Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do MPSC, Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, recebeu o reconhecimento na solenidade. A Procuradora-Geral de Justiça do MPSC, Vanessa Wendhausen Cavallazzi também recebeu o Selo.
A categoria que premiou o MPSC foi “Educação ambiental e promoção da saúde”. O projeto foi agraciado em reconhecimento à inovação, efetividade e contribuição para a preservação do meio ambiente e para a promoção de práticas sustentáveis. O Coordenador do CIJE, Promotor de Justiça Mateus Minuzzi, destacou a importância da iniciativa. “A ideia foi mostrar como o cuidado aos animais afeta as crianças e as suas famílias. Nenhum ambiente é melhor que isso do que a escola, especialmente quando conseguimos reunir tantos atores diferentes para passar essa mensagem”, ressaltou.
A iniciativa premiada do MP catarinense figurou ente os 27 projetos do Ministério Público brasileiro homenageados no programa “Diálogos Ambientais 2025/2026”.
Como funciona o projeto?
Durante as atividades, o Promotor de Justiça Mateus Minuzzi, acompanhado de profissionais parceiras, visita as escolas do município de São Lourenço do Oeste para conversar com as crianças sobre questões relativas à saúde humana, ambiental e animal. Separados em três grupos, os estudantes participam de tarefas interativas para cada temática. As principais questões abordadas são práticas de higiene, cuidados com os animais e preservação ambiental para prevenir doenças zoonóticas e outras enfermidades.
Também são promovidas atividades práticas, como plantio de árvores no jardim da escola. Com o projeto, as crianças conseguem aprender sobre a importância de cuidar do meio ambiente, dos animais e de si mesmas, entendendo como essas áreas estão conectadas.
Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar do Concurso Artístico de Saúde Única. A premiação reconhece os alunos que desenvolvem os melhores trabalhos relacionados à proteção humana, animal e ambiental. As instituições parceiras da iniciativa são a Polícia Militar, entidades de defesa animal e a Secretaria de Educação, além de Médicos Veterinários e Engenheiros Ambientais.
Lei nº 2.819/2024
Em 2024, a partir da notoriedade do projeto capitaneado pelo MPSC, a Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste aprovou o Projeto de Lei n. 2.819. Com a aprovação, o tema "semeando saúde única nas crianças" passou a fazer parte da grade curricular de todas as escolas municipais. Inicialmente a ideia foi debatida pelos vereadores mirins da cidade. Eles foram responsáveis por elaborar o texto que, na sequência, foi aprovado por unanimidade pela Câmara.
Prêmio José Daura
O projeto Semeando Saúde Única nas Crianças conquistou o quinto lugar na edição de 2024 do Prêmio José Daura. A premiação tem o objetivo de estimular e reconhecer a atuação inovadora e resolutiva das Promotorias de Justiça do MPSC. A inciativa é orientada por uma cultura institucional direcionada para a entrega de resultados socialmente relevantes. Podem concorrer ao prêmio todos os projetos certificados pelo Programa "Transformação MP", com resultados comprovados nos últimos 12 meses.
Origem do projeto
A ideia surgiu a partir de inúmeras denúncias, recebidas todos os meses pela 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço do Oeste, de crimes de maus-tratos a animais, assim como de casos graves envolvendo a degradação do meio ambiente e suas consequências para a saúde humana. Pensando em buscar um trabalho preventivo por meio da conscientização das crianças, a Promotoria de Justiça idealizou o projeto "Semeando Saúde Única nas Crianças".
Com o objetivo de auxiliar na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, foram convocados representantes da Polícia Militar e de entidades de proteção aos animais para falar de maus-tratos a animais, além de Médicas Veterinárias para falar de saúde humana e animal e de Engenheiras Ambientais para falar de cuidados com o meio ambiente em atividades interativas com alunos da rede municipal de ensino. Diante disso, com a implementação do projeto com foco em crianças em idade escolar, foi possível introduzir o conceito de saúde única no ensino fundamental.
Últimas notícias
16/04/2026MPSC questiona constitucionalidade de lei municipal sobre voluntários na segurança pública de Florianópolis
16/04/2026Vereador de Brusque é condenado por falsidade ideológica e uso de documento falso
16/04/2026Alexandre Carrinho Muniz lança obra sobre vítimas no Tribunal Penal Internacional
15/04/2026Em Xanxerê, homem que agrediu e ameaçou companheira é condenado a mais de nove anos de prisão
15/04/2026MPSC obtém condenação de empresários e servidores por fraudes em licitações que chegam a R$ 16 milhões em Criciúma
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste