Ministério Público estimula vigilância contra doações irregulares em campanhas eleitorais
O Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) elaborou, produziu e remeteu aos Promotores Eleitorais, na sexta-feira (23/9), um Guia Explicativo do Sistema SisConta Eleitoral, a fim de subsidiar a atuação dos Promotores catarinenses na fiscalização do financiamento das campanhas.
O SisConta Eleitoral é um sistema eletrônico construído pelo Ministério Público Federal (MPF), através do Grupo Nacional da Função Eleitoral (GENAFE) que cruza as bases de dados do TSE com a de outros órgãos - como BACEN, COAF, TCU, Receita Federal e MPF, dentre outros -, com o fim de identificar possíveis indicativos de irregularidades na arrecadação de recursos de campanha.
A partir do cruzamento dos dados, o sistema disponibiliza aos Promotores Eleitorais relatórios de conhecimento (RCon) com indícios de irregularidades na arrecadação de recursos e nas prestações de contas referentes as campanhas das eleições de 2016. De forma inédita, estes relatórios foram produzidos e remetidos ao Ministério Público já durante o período eleitoral, ao contrário de anos anteriores, em que as inconsistências nas doações eram reveladas apenas quando da prestação de contas dos candidatos, após o pleito.
Porém, diante do elevado número de dúvidas suscitadas a partir do envio dos relatórios, o CMA elaborou e encaminhou aos Promotores Eleitorais de Santa Catarina o Guia Explicativo do SisConta, no qual são dissecados os principais tópicos dos RCon, com sugestões concretas de atuação.
O Guia apresenta cada uma das tipologias reveladas pelo SisContas, ou seja, o conjunto de indícios característicos de possível fraude na coleta de recursos, relacionando aos Promotores medidas concretas para complementação das informações e eventual responsabilização dos envolvidos em práticas ilícitas.
"Assim como no período de registro de candidatura, quando, pela aplicação da plataforma de Business Intelligence do MPSC, conseguimos auxiliar nossos Promotores na avaliação das listas com possíveis causas de inelegibilidade, desta vez produzimos, rapidamente, instrumento de apoio para consulta ao Sistema SisConta e, de modo a aprimorar o trabalho do Ministério Público Eleitoral na fiscalização das doações irregulares". considera o Promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, Coordenador do CMA.
saiba mais sobre a atuação do mpsc
Como o Ministério Público fiscaliza as eleições?
O Promotor de Justiça Pedro Roberto Decomain, professor de Direito Eleitoral, conta a história da Justiça Eleitoral e da atuação do Ministério Público nas eleições.
Animação: Ficha Limpa na eleição de 2012 em SC
Você sabe quantos candidatos foram impugnados ou perderam o cargo por causa da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012? Veja no gráfico animado.
Qual a função do Ministério Público na eleição?
Você sabe o que faz uma promotor eleitoral? E como contatá-lo para denunciar uma crime eleitoral? Veja este vídeo e entenda o papel do promotor nas eleições.
Últimas notícias
19/11/2025MPSC garante condenação de integrante de facção a 19 anos por homicídio qualificado
19/11/2025Exposição “Tramas e Formas” é inaugurada na Biblioteca do MPSC
19/11/2025“Mais dignidade”: com atuação do MPSC, banheiros públicos em Criciúma passarão a ser acessíveis para pessoas ostomizadas
19/11/2025MPSC atua para eliminar riscos à saúde por uso indevido de agrotóxicos em morangos
19/11/2025MPSC aciona empresa do setor de moda on-line por manter consumidores sem informação após falência
19/11/2025Ministério Público cobra melhorias estruturais no CEDIN Verde Vale e ajuíza ação contra o Município de Itajaí
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente