;

GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar

Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto detalhou metodologias, parcerias e ações preventivas voltadas à segurança escolar. 

18.11.2025 16:27
Publicado em : 
18/11/25 07:27

“O perigo que decorre das telas é enorme, e nós precisamos proteger nossas crianças e nossos adolescentes”, começou o Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, em sua palestra no painel sobre programas preventivos das forças de segurança no 2° Seminário de Segurança Escolar. O evento ocorreu nesta terça-feira (18/11) no Auditório Deputada Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis.  

“Nós procuramos atuar na prevenção, de forma silenciosa e ágil, para evitarmos ataques a escolas. Com isso, contamos com parcerias entre instituições como Polícia Civil e Militar para conseguirmos um resultado mais exato. Essa integração nos torna mais fortes”, disse o Coordenador do GAECO. Wilson mostrou, ainda, como é formada a equipe do GAECO e quais são as metodologias de atuação utilizadas para garantir a segurança digital da sociedade.  

O Promotor de Justiça também apresentou os casos em que o GAECO atuou. Além disso, ressaltou a importância de os pais monitorarem as telas de seus filhos, pois, “mesmo que sejamos vistos como ‘chatos’ pelas crianças e pelos adolescentes, essa é uma das melhores maneiras que podemos ter para protegê-los”.  

O 2º Seminário de Segurança Escolar teve como tema principal a infraestrutura como forma de prevenção à violência. O evento reuniu deputados, especialistas e representantes das forças de segurança para apresentar avanços, desafios e novos investimentos em infraestrutura e prevenção. O encontro reforçou a importância da integração entre educação, segurança pública e comunidade para a construção de um ambiente escolar mais seguro. 

Juntamente ao Coordenador do GAECO, participaram do painel a Perita-Geral, Andressa Boer Fronza, e o Subcomandante-Geral da Polícia Militar, Jofrey dos Santos Silva. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC