Em Penha, alunos do Grupo Escolar Municipal Raquel Figueredo de Assis puderam plantar uma semente para a cidadania
O município de Penha, no litoral norte de Santa Catarina, guarda em suas ruas e paisagens, um pouco da história da colonização açoriana, principalmente na pesca. Na localidade de Armação do Itapocorói, onde nasceu o município, alunos do Grupo Escolar Raquel Figueredo de Assis, tiveram uma aula diferente com a palestra do Programa Cultivando Atitudes do MPSC.
Na comunidade que já foi o maior local de caça e beneficiamento de baleias do sul do Brasil, no século 18, pelo menos 170 alunos puderam ouvir e trocar ideias com a Promotora de Justiça Larissa Moreno Costa sobre a importância da preservação ambiental e outros contextos que formam o cidadão.
O Ministério Público de Santa Catarina visa, com o programa, cultivar nos pequenos desde cedo conceitos importantes para que cresçam em uma sociedade mais justa, preservando valores como respeito aos colegas, à família e à comunidade. A escola é o principal meio de formação para semear essas ideias. O encontro com os alunos foi no dia 1º de outubro. No programa Cultivando Atitudes, um material didático rico leva aos alunos o conhecimento de temas que são vivenciados no cotidiano e que precisam ser discutidos e mediados, como o bullying escolar. A ética, o combate à violência e a importância dos impostos para a sociedade também estão na grade de aprendizagem do Cultivando Atitudes.
Em Penha, há um grande reforço na preservação do ecossistema. É preciso ensinar desde cedo que a cidade, que já foi uma grande estação baleeira no século 18, hoje precisa absorver o conceito da educação ambiental, como a manter a qualidade da água do mar para os turistas e para o sustento de muitas famílias que dependem da pesca artesanal e da maricultura.
"O Cultivando Atitudes é um programa que dá oportunidade tanto para a comunidade escolar quanto para os Promotores de Justiça de vislumbrar uma sociedade mais unida, ética e integrada aos valores como respeito ao meio ambiente e toda a comunidade. É uma experiência que deixa marcas positivas, com essa integração do Ministério Público com os alunos. E nada melhor do que o ambiente de ensino para plantar essa semente da cidadania", pontua a Promotora de Justiça Larissa Moreno Costa.
Lição de casa
A Palestra do Cultivando Atitudes não se limita só a sala de aula. No fim do encontro com os alunos, a Promotora de Justiça distribuiu um kit com uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens do projeto, folders que explicam as atividades do MPSC, um estojo e um lápis-semente. Esse material acompanha o aluno para lembrar do que aprendeu, com o detalhe: eles vão literalmente plantar uma semente, que está na ponta do lápis, para concretizar a ideia de semear e colher resultados que podem fazer a diferença lá na vida adulta. É um símbolo para cultivar cidadania.
O Cultivando Atitudes é coordenado pelo Grupo de Valorização da Ética e da Cidadania (GVEC) do MPSC e foi recentemente reativado pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano. O grupo tem o propósito de promover a educação e a conscientização acerca de valores e temas relevantes ao convívio social, bem como melhorar a compreensão da população em relação à atuação do Ministério Público catarinense.
Últimas notícias
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
19/12/2025MPSC obtém decisão que impõe prazo para implementação efetiva do Cadastro Ambiental Rural em Santa Catarina
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil