Em Chapecó, motorista embriagado que matou ciclista atropelado é condenado por homicídio
Um motorista que dirigiu embriagado acima da velocidade permitida e matou um ciclista na BR-480, em Chapecó, foi condenado por homicídio com dolo eventual - quando a pessoa assume o risco de matar. Os jurados acolheram a tese apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representado pelo Promotor de Justiça Michel Eduardo Stechinski, na sessão realizada na última sexta-feira (14/3). O réu foi condenado a seis anos de reclusão em regime inicial semiaberto e está proibido de conduzir qualquer veículo automotor.
De acordo com a denúncia, no dia 15 de outubro de 2016, por volta das 16h40, na BR-480, o réu conduzia um veículo sob efeito de álcool e em alta velocidade quando invadiu o acostamento e atropelou um homem que andava de bicicleta ao lado da esposa. O impacto foi fatal. A vítima sofreu um hemotórax bilateral por trauma torácico e morreu no local. Após o atropelamento, o réu fugiu sem prestar socorro, mas foi capturado por testemunhas momentos depois.
Na sessão, o Promotor de Justiça sustentou que o motorista demonstrou total desrespeito às regras de trânsito e assumiu o risco de causar o resultado morte. "Esta condenação é a resposta firme da sociedade, por meio dos jurados, contra a irresponsabilidade no trânsito. O réu fez a escolha consciente de dirigir embriagado e, em velocidade incompatível, invadiu o acostamento e ceifou a vida da vítima, que nada pôde fazer para se defender. O trânsito exige responsabilidade, e quem escolhe ignorar as leis e colocar a vida dos outros em risco deve responder por seus atos", ressalta.
Cabe recurso da sentença, mas a Justiça negou ao réu o direito de recorrer em liberdade e aplicou o entendimento do Supremo Tribunal Federal de que não há impedimento para a imediata execução de pena imposta pelo Conselho de Sentença no Tribunal do Júri.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis