Dia da Internet Segura: Confira as dicas do MPSC sobre como se proteger

Não deixe de acompanhar o material temático no perfil do Ministério Público de Santa Catarina no Instagram! 

10.02.2026 11:00
Publicado em : 
10/02/26 14:00
Thumbnail rádio topo

Entrevista da Semana: Dia da Internet Segura - Proteção no ambiente virtual

Nesta terça-feira (10/2), ocorre a décima oitava edição do Dia Mundial da Internet Segura. A data, criada pela Rede Insafe, tem o objetivo de promover atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável da internet. Mais de 180 países estão envolvidos na iniciativa, que busca unir diferentes atores dos âmbitos público e privado em favor da causa. Nesse cenário, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulga dicas de navegação segura no ambiente virtual. 

Preparamos um vídeo para publicação no nosso perfil do Instagram e produzimos um programete de rádio, a Entrevista da Semana, sobre o tema. Os materiais contam com a participação do Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes. Compartilhe e faça parte dessa iniciativa você também!

Confira as dicas principais: 

  • esteja alerta a sites e formulários que solicitam CPF e outras informações pessoais de segurança;  
  • fique atento a mensagens estranhas, links suspeitos e spams;   
  • ative a verificação em dois fatores: cada camada de segurança para a sua conta é importante;  
  • faça back-ups frequentes: caso alguma coisa aconteça, as suas informações já estão reunidas em um único local; 
  • quando for efetuar um pagamento on-line, confira sempre para quem você está enviando e qual é o valor do pagamento.   

Acesso à internet no Brasil 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, 168 milhões de pessoas tinham acesso à internet no Brasil. Esse montante equivale a 89,1% da população com 10 anos ou mais e representa um aumento expressivo em comparação a 2016, quando o percentual era de 66,1%. Em relação a preocupações no ambiente virtual, 22,5% dos entrevistados afirmaram ter receio quanto à privacidade ou segurança.

 

Fui vítima de um crime cibernético. Como agir? 

Se você foi vítima de algum cibercrime, reúna a maior quantidade de informações possível e faça a denúncia na Delegacia Virtual da Polícia Civil. Alguns exemplos de crimes virtuais são roubo de informações, desvio de dinheiro de contas bancárias, falsidade ideológica, sites falsos de compra eletrônica e crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação). 

Se o caso for de dano coletivo, ou seja, contra mais de uma pessoa, entre em contato com o MPSC. Pode ser por meio da Ouvidoria da Instituição, pelo telefone (48) 3229-9306 ou pelo e-mail ouvidoria@mpsc.mp.br. Também é possível contatar o Setor de Atendimento ao Cidadão pelo telefone (48) 3330-2570 ou ainda diretamente a Promotoria de Justiça da sua cidade. Para encontrar o contato telefônico, endereço e WhatsApp da Promotoria da sua cidade, acesse o menu “Encontre uma Promotoria” no site mpsc.mp.br. O MPSC também atua diretamente quando o caso envolver vítimas crianças e adolescentes.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC