15.11.2021

Desvio de verba pública é tema do novo episódio do Promotor Responde

O Promotor de Justiça Jean Pierre Campos, convidado do programa publicado no canal do MPSC no Youtube, dá explicações sobre os chamados atos de improbidade administrativa, que causam prejuízos aos cofres públicos. O Ministério Público atua contra a improbidade administrativa tanto na esfera civil quanto na criminal, em que é o titular da ação penal.

O combate ao desvio de verba pública configura-se como uma das principais bandeiras do Ministério Público em prol da correta aplicação do dinheiro pago através de impostos por todos os cidadãos. Para falar sobre esse tema, o  Programa Promotor Responde, disponível no canal do MPSC no YouTube,  recebe o Promotor de Justiça Jean Pierre Campos.

Campos destaca que, nos casos em que há desvio com dano à sociedade, o Ministério Público atua diretamente na busca pela restituição dos valores devidos, bem como para o cumprimento da Justiça. "O Ministério Público possui uma série de instrumentos para combater o desvio de recursos públicos, que podem ser divididos em duas grandes áreas: a civil, que abriga o Inquérito Civil e a Ação Civil Pública, e a penal, que abriga a Ação Penal Pública".

Além disso, o programa também traz um detalhamento acerca das diferenciações estabelecidas na legislação entre corrupção e peculato, termos frequentemente utilizados no noticiário e que podem gerar confusão. Outra questão abordada são as implicações eleitorais em casos de condenação por improbidade administrativa.

Para saber mais, clique abaixo e assista a entrevista na íntegra:



Este é o sexto episódio da nova temporada do Promotor Responde. Até a sexta-feira (19/11), novos episódios serão publicados no canal do MPSC no YouTube. Para acompanhar esses e outros conteúdos, inscreva-se no canal e receba todas as novidades diretamente na sua página inicial da plataforma.

Aqui você confere o calendário de publicações.


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação social