Desvio de verba pública é tema do novo episódio do Promotor Responde
O combate ao desvio de verba pública configura-se como uma das principais bandeiras do Ministério Público em prol da correta aplicação do dinheiro pago através de impostos por todos os cidadãos. Para falar sobre esse tema, o Programa Promotor Responde, disponível no canal do MPSC no YouTube, recebe o Promotor de Justiça Jean Pierre Campos.
Campos destaca que, nos casos em que há desvio com dano à sociedade, o Ministério Público atua diretamente na busca pela restituição dos valores devidos, bem como para o cumprimento da Justiça. "O Ministério Público possui uma série de instrumentos para combater o desvio de recursos públicos, que podem ser divididos em duas grandes áreas: a civil, que abriga o Inquérito Civil e a Ação Civil Pública, e a penal, que abriga a Ação Penal Pública".
Além disso, o programa também traz um detalhamento acerca das diferenciações estabelecidas na legislação entre corrupção e peculato, termos frequentemente utilizados no noticiário e que podem gerar confusão. Outra questão abordada são as implicações eleitorais em casos de condenação por improbidade administrativa.
Para saber mais, clique abaixo e assista a entrevista na íntegra:
Este é o sexto episódio da nova temporada do Promotor Responde. Até a sexta-feira (19/11), novos episódios serão publicados no canal do MPSC no YouTube. Para acompanhar esses e outros conteúdos, inscreva-se no canal e receba todas as novidades diretamente na sua página inicial da plataforma.
Aqui você confere o calendário de publicações.
Últimas notícias
27/05/2026Dispositivo de lei de Jacinto Machado é declarado inconstitucional
27/05/2026GAECO deflagra Operação “Prontuário Frio” para apurar fraudes em hospital de Imaruí
27/05/2026GAECO deflagra Operação “Proxies” para apurar fraudes em licitações e sonegação fiscal
26/05/2026MPSC abre procedimentos em mais de 60 cidades para ações de prevenção ao El Niño
26/05/2026NEAVIT apresenta dados do Mapa do Feminicídio em audiência pública na Câmara de Itajaí
26/05/2026Recurso do MPSC amplia punições por fraude em licitação de festival que nunca aconteceu em Canelinha
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste