Coordenação do GAECO do Pará visita MPSC para conhecer experiências exitosas do GAECO e da CISI
O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio de Souza Trajano, recebeu nesta terça-feira (22/10) uma comitiva do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Pará e da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEPE). Com a visita institucional, a comitiva teve o objetivo de conhecer as práticas exitosas do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) do MPSC.
Para o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, a visita qualifica ainda mais a dimensão dos trabalhos prestados pela instituição e fortalece os laços com os colegas do Ministério Público do Estado do Pará. "Essa integração e o intercâmbio reforçam a qualidade do trabalho prestado pelo Ministério Público de Santa Catarina, como as operações e as boas práticas desenvolvidas pelo GAECO e as ações da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional", afirmou.
O coordenador do GAECO do Pará, Promotor de Justiça Muller Marcos Siqueira, ressaltou que a troca de experiências e a integração entre as instituições dos dois estados fortalecem as unidades, bem como dão eficiência e rapidez ao combate ao crime organizado. "Sabemos que o crime organizado atua em todo o Brasil e, acompanhando a excelência do trabalho do GAECO de Santa Catarina, a gente resolveu vir para trocar ideias, experiências e informações, uma vez que a gente vê constantemente membros das organizações criminosas que atuam no Estado do Pará vindo a Santa Catarina", disse.
O coordenador estadual do GAECO do MPSC, Promotor de Justiça Marcio Cota, destacou a importância da visita institucional para fortalecer a troca de experiências entre as instituições. "É uma satisfação muito grande receber os colegas do MP e do GAECO do Pará, compartilhar a nossa experiência, a estrutura e a metodologia de trabalho daqui que são referência no Brasil todo", afirmou.
Além do Procurador-Geral de Justiça, recepcionaram a comitiva o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC e coordenador-geral do GAECO, Durval da Silva Amorim; o coordenador estadual do GAECO, Promotor de Justiça Marcio Cota; e o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Giovanni Andrei Franzoni Gil.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis