Câmara de Vereadores de Guaramirim firma compromisso com MPSC para garantir acessibilidade
Com o objetivo de promover a acessibilidade, com a adequação de espaços e a extinção de barreiras físicas, a Câmara de Vereadores de Guaramirim firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O acordo visa garantir que, no imóvel ocupado atualmente pela Câmara, sejam realizadas as adaptações necessárias para atender às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O TAC foi formalizado após a constatação de que o imóvel não atendia aos requisitos de acessibilidade previstos na legislação vigente. O Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça Substituto Rafael Scur do Nascimento, destacou a importância do compromisso: "A acessibilidade é um direito fundamental que deve ser assegurado pelo Estado e pela sociedade. Este acordo representa um avanço significativo na promoção da inclusão social em Guaramirim".
A Câmara de Vereadores de Guaramirim se comprometeu a executar as obras de adaptação no prazo de 180 dias, conforme estipulado no acordo. As obras deverão contemplar os itens verificados como ausentes na planilha de requisitos de acessibilidade do Inquérito Civil n. 06.2018.00005343-5, bem como a adequação das calçadas sem desnível, vagas reservadas de estacionamento, rampas, corrimãos, banheiros adaptados, pisos táteis, entre outros. Além disso, a Câmara deverá encaminhar informações mensais à 2ª Promotoria de Justiça sobre o andamento das obras.
Para o Promotor de Justiça Rafael Scur do Nascimento, "a acessibilidade é um direito fundamental que deve ser assegurado pelo Estado e pela sociedade. Este acordo é um marco na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no município, refletindo o compromisso das autoridades locais com a promoção da acessibilidade e inclusão social".
O não cumprimento do TAC implicará o pagamento de multa diária de R$ 1 mil, revertida ao Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados de Santa Catarina (FRBL).
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis