Biblioteca do MPSC está de 'casa nova' e portas abertas
A Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira está em uma `nova casa¿! Com espaço, mobiliário e prateleiras totalmente renovados e novas salas de estudos individuais e em grupos, a atual estrutura está localizada no segundo andar do Edifício Casa do Barão - Rua Bocaiúva, n. 1750, Centro, em Florianópolis. O atendimento e as atividades da biblioteca ocorrem de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.
O acervo conta com aproximadamente 30 mil obras entre livros e periódicos especializados na área do Direito, voltados às principais áreas de atuação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Dentre elas, estão: Constitucional, Criminal, Cível, Meio Ambiente, Infância e Juventude, Idoso, Família, Consumidor, Moralidade Administrativa, Terceiro Setor, entre outras. Os exemplares estão disponíveis para pesquisa aos membros, servidores e colaboradores da Instituição, e ao público externo.
A Biblioteca do MPSC contribui com vários serviços. É possível consultar as obras do acervo, reservar e emprestá-las tanto de forma presencial quanto on-line, através do Sistema Pergamum.
O espaço também oferece apoio institucional por meio de serviços especializados. Isso inclui orientação sobre o uso das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a elaboração de documentos importantes para quem deseja publicar livros ou trabalhos institucionais, como fichas catalográficas e atribuição de ISBN. Além disso, disponibiliza um atendimento personalizado para realizar pesquisas jurídicas e administrativas, tanto presencialmente quanto pela internet, com levantamentos bibliográficos feitos sob demanda.
Instruções sobre o uso de bibliotecas e plataformas digitais também fazem parte do suporte oferecido, garantindo acesso facilitado e qualificado às informações essenciais para o trabalho ministerial. Há ainda o apoio na busca por leis, decisões judiciais e textos jurídicos que servem como referência para o trabalho realizado pelo Ministério Público.
A nova sede da Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira está pronta para receber você! O local está aberto ao público. Para mais informações ou em caso de dúvidas, envie uma mensagem para o e-mail biblioteca@mpsc.mp.br.
Últimas notícias
07/04/2026Definida data da posse do Procurador de Justiça Andreas Eisele como Desembargador do TJSC
06/04/2026MPSC e ACMP lançam 3º edição do Prêmio de Jornalismo no Dia do Jornalista
07/04/2026CyberGAECO deflagra a Operação Aurora que investiga crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil
07/04/2026Autocomposição entre MPSC e Município de Joinville garante melhorias em praças públicas
07/04/2026Operação Mensageiro: MPSC firma acordos com investigados para ressarcir mais de R$ 8 milhões ao Município de Lages
06/04/2026Aviso de pauta: Luiz Augusto Farias Nagel, Rogério Ponzi Seligman e George André Franzoni Gil tomam posse como Procuradores de Justiça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste