MPSC acompanha investigação do caso da cachorra resgatada após ser enterrada viva em condomínio de Joinville
O órgão se manifestou pela busca e apreensão dos suspeitos e aguarda a conclusão do inquérito policial para avançar nas medidas cabíveis.
A 21ª Promotoria de Justiça acompanha o caso da cachorra com o nome Bonnie, que foi encontrada, no dia 6 de fevereiro deste ano, enterrada viva, apenas com a cabeça exposta, em um condomínio, em Joinville. Os latidos chamaram a atenção de um morador, que conseguiu desenterrá-la antes de solicitar o resgate.
No dia 6 de fevereiro deste ano, o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) foi acionado para atender a um chamado urgente e grave no bairro Jardim Paraíso. No local, a equipe encontrou Bonnie em situação de maus-tratos. Conseguiram desenterrá-la, antes mesmo do pedido de resgate
De acordo com os profissionais do CBEA, o animal encontrado vivo, conseguia latir, demonstrando sinais de pedido de socorro. A situação se agravou após exames clínicos, radiográficos e ultrassonográficos, que constataram que Bonnie estava prenhe de aproximadamente cinco filhotes e apresentava quadro clínico compatível com sofrimento intenso e prolongado.
Após o resgate, Bonnie foi encaminhada para atendimento emergencial em uma clínica conveniada ao CBEA e segue em tratamento até o momento. Segundo o relatório veterinário, ela chegou em estado de choque, hiperventilando e com rigidez nos membros. Ao longo do atendimento, sua temperatura corporal variou rapidamente devido à sedação e ao estado clínico grave. Os exames indicaram prenhez recente, hepatopatia e sinais gerais de comprometimento orgânico.
Assim que foi notificada dos fatos, a 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville passou a acompanhar o caso. A representante do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotora de Justiça Simone Cristina Schultz, relembra que, no dia 11 de fevereiro, a Delegacia de Proteção Animal representou pela expedição de mandado de busca e apreensão em desfavor do suspeito maior de idade. Ainda na mesma data, o MPSC manifestou-se favoravelmente ao pedido, sendo o mandado deferido no dia seguinte pela Justiça.
“A 21ª Promotoria de Justiça agiu prontamente diante da gravidade dos fatos, manifestando-se pela busca e apreensão solicitada pela autoridade policial. Agora, aguardamos a finalização das diligências para adoção das providências legais cabíveis”, afirmou a Promotora de Justiça. Ela informa que o mandado foi cumprido em 24 de fevereiro de 2026, permitindo o avanço da investigação conduzida pela Polícia Civil.
Exames feitos em Bonnie, verificou-se que ela estava prenhe de cinco filhotes, com menos de 30 dias, aproximadamente. Ela segue em tratamento e está em estado de saúde estável. A mãe e os filhotes deverão ser disponibilizados para adoção após a recuperação completa.
Últimas notícias
26/02/2026MPSC acompanha investigação do caso da cachorra resgatada após ser enterrada viva em condomínio de Joinville
26/02/2026GAECO e GEAC deflagram Operação Carne Fraca em unidade prisional da Serra Catarinense
26/02/2026Aviso de pauta: MPSC promove evento sobre cidadania e combate à corrupção com instituições parceiras, homenagens, palestras e momento cultural
26/02/2026Aviso de pauta: Educando Cidadãos amplia rede de parceiros e recebe planos de atuação nas escolas
26/02/2026Coronel PM Alfredo Schuch assume chefia da Casa Militar do MPSC
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste