Promotor de Justiça participa do Seminário Regional Deficiências nos Diferentes Contextos da Vida
Henrique da Rosa Ziesemer abordou questões relacionadas aos avanços e desafios na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
"Direitos, Justiça e Cidadania: avanços e desafios na garantia de direitos das pessoas com deficiência", esse foi o tema abordado pelo Promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer no 1º Seminário Regional Deficiências nos Diferentes Contextos da Vida. O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social de Araquari nesta quarta-feira (17/9).
O Promotor de Justiça destaca que "pessoas com deficiência são pessoas normais que trabalham, produzem, pagam imposto e cuidam de famílias. Existem muitos mitos em torno disso e nós precisamos tratar desse tema. Deveria haver mais incentivo e políticas pela inclusão. O isolamento contribui para o capacitismo, quando deveria ocorrer o contrário". Além de ser doutor e pós doutor em ciências jurídicas, o membro do MPSC é autista.
O arquiteto e especialista em desenho universal e acessibilidade, Mário Cezar, também ministrou uma palestra no evento. O tema abordado por ele foi "Cidades Inclusivas: o papel do Desenho Universal na Construção de Ambientes". Além disso, a assistente social e mestre em serviço social, Janice Merigo, esteve presente no seminário e tratou sobre "Políticas Públicas inclusivas: o papel da assistência social na construção de uma sociedade para todos". Por fim a neuropsicopedagoga especialista em Educação Especial, Maria Aparecida Feier, fez uma apresentação sobre "O Desenvolvimento da Criança com Deficiência e Autista no ambiente escolar".