Post

O Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina João Luiz de Carvalho Botega foi nomeado como membro auxiliar da Corregedoria Nacional do Ministério Público. O cargo será exercido em regime de dedicação exclusiva pelo prazo inicial de um ano.  

Em maio do ano passado, o Promotor de Justiça havia sido nomeado membro auxiliar da Comissão da Infância, Juventude e Educação do Conselho Nacional do Ministério Público, onde continuará atuando em colaboração.  

Para Botega, ser requisitado para uma nova função "é consequência da sensibilidade e da importância que o atual Corregedor Nacional, Conselheiro Ângelo Fabiano, tem dado para a pauta da infância, juventude e educação, uma das prioridades definidas em sua gestão. A Corregedoria Nacional realizará correições temáticas nessa área e atuarei visitando Promotorias de Justiça de todo o país com o objetivo de induzir uma atuação resolutiva e proativa do Ministério Público na promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes." 

Botega ingressou no MPSC em 2011. Passou pelas Comarcas de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Ascurra, Meleiro, Urussanga e Tijucas. Atualmente é Promotor de Justiça na Comarca de Criciúma. Foi coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação entre 2017 e 2023. Participou de diversos núcleos e grupos do MPSC, como o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) e o Grupo de Atuação Especializado em Educação (GAEDUC), bem como de comissões vinculadas ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), como a Comissão Permanente de Educação (COPEDUC) e a Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJ), além de diversos grupos de trabalho no próprio CNMP.