Na próxima quarta-feira (22/3), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fará a entrega dos primeiros 37 de 100 automóveis que compõem kits destinados a estruturação de equipamentos básicos para a operação adequada dos Conselhos Tutelares catarinenses. A entrega será no bolsão da Praça do Sesquicentenário da PMSC, na Avenida Beira-Mar Norte, às 9h30min.
Além dos veículos entregues agora, que são do modelo SUV, cada kit é composto por cinco computadores, uma impressora, um bebedouro, um refrigerador, uma cadeira para o transporte de criança em automóvel e um smartphone. Os equipamentos foram adquiridos pelo MPSC por meio de licitação, com mais de R$ 14 milhões em recursos disponibilizados pelo Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).
O recebimento dos automóveis - e também dos demais equipamentos, que serão entregues posteriormente, é esperado por Conselhos Tutelares de diferentes cidades do Estado, onde cada item representa um avanço no atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e no trabalho dos conselheiros tutelares.
Porto União aguarda melhores condições de trabalho com a chegada do kit
Na região Norte catarinense, o Conselho Tutelar de Porto União foi contemplado no edital de chamamento público do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e receberá um dos kits Conselho Tutelar. A cidade conta atualmente com cinco conselheiros tutelares para atender cerca de 36 mil habitantes divididos nas áreas urbana e rural.
'Fomos contemplados pois cumprimos todos os requisitos do edital de chamamento público. Esse kit auxiliará no melhor funcionamento do Conselho Tutelar de Porto União. Isso vai dar melhores condições de trabalho e beneficiará toda a comunidade, bem como as crianças e adolescentes", disse o Conselheiro Tutelar Celso Moreira de Castilho.
Menos tempo na oficina e mais casos atendidos em Brunópolis
O Conselho Tutelar de Brunópolis funciona no terminal rodoviário do município, com todos os equipamentos cedidos pela prefeitura. A estrutura possui apenas três computadores, sendo que um deles está com defeito. "Os novos computadores chegam em uma boa hora, pois o que uso atualmente está em estado crítico, dificultando muito o trabalho", diz a Conselheira Tutelar Vanderleia Dill Branco.
As profissionais utilizam um automóvel ano 2009 cedido pela Câmara de Vereadores para as demandas externas. "Nosso carro já rodou mais de 200 mil quilômetros e está sempre na oficina, então realmente estávamos precisando de um novo veículo para ter mais segurança nos deslocamentos', diz a Conselheira Tutelar Isabel Cristina Camargo da Silva.