Ministério Público pede anulação de júri para tentar aumentar pena de homem que matou ex-companheira em Caçador
A 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caçador interpôs um recurso de apelação para anular uma sentença do Tribunal do Júri por entender que os jurados tomaram uma decisão contrária às provas dos autos. O objetivo é realizar um novo julgamento para que a clara e manifesta intenção de matar seja reconhecida e o homem que ceifou a vida da ex-companheira com um tiro na cabeça tenha a pena aumentada. Cabe à Justiça acatar o pedido ou não.
Na semana passada, o Conselho de Sentença da Comarca de Caçador condenou Marcelo Tonente Barboza por lesão corporal seguida de morte, e o Juízo fixou a pena em oito anos, três meses e 16 dias de detenção em regime semiaberto. Se a clara e manifesta intenção de matar apontada pelo Ministério Público tivesse sido reconhecida, a pena poderia ter chegado a 22 anos de reclusão em regime inicial fechado.
O crime aconteceu na madrugada de 30 de novembro de 2020, em Caçador. Marcelo não podia se aproximar de Letícia Aparecida Selig, pelo histórico de desavenças, mas ele descumpriu a medida protetiva, foi até a casa da ex-companheira, sacou um revólver e atirou. O projétil atingiu a cabeça de Letícia e a vítima morreu de traumatismo craniano. Marcelo fugiu com o filho de dois anos e posteriormente foi capturado pelos órgãos de segurança.
O Promotor de Justiça Marcio Vieira interpôs o recurso de apelação porque considera a sentença e a pena injustas. "Recorremos com base no artigo¿593, III, 'd', do Código Processual Penal, pois entendemos que a decisão dos jurados foi manifestamente contrária à prova dos autos, uma vez que não se pode conceber que um disparo de arma de fogo na cabeça não tenha a intenção de matar", disse.
Últimas notícias
22/06/2026Após pedido do MPSC, Justiça determina prisão preventiva de investigado por estupro de vulnerável na Comarca de São Francisco do Sul
22/06/2026Quatro ILPIs do mesmo casal são interditadas; proprietários e funcionários ficam proibidos de atender idosos
22/06/2026MPSC participa do Summit Cidades 2026 com palestrantes e presença da Procuradora-Geral de Justiça
22/06/2026Aviso de pauta: Segundo júri do caso Ana Beatriz ocorre no próximo dia 25, em Florianópolis
22/06/2026MPSC reafirma compromisso permanente com a proteção às vítimas
22/06/2026MPSC e Município de Lages inspecionam calçadas para garantir acessibilidade
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste