Post

O Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) Isaac Sabbá Guimarães agora ocupa a cadeira de número 38 da Academia de Letras de Balneário Camboriú (ALBC), assento que tem como patronesse a escritora Raquel de Queiroz. Isaac foi empossado em solenidade que aconteceu no último dia 29 de julho, em Balneário Camboriú. A cerimônia contou com a presença da Procuradora-Geral de Justiça do MPSC, Vanessa Wendhausen Cavallazzi. 

Isaac Sabbá Guimarães disse que é uma a honra de ocupar uma cadeira na Academia e destacou o compromisso de zelar pelo legado literário e cultural da instituição.  

A sessão solene também foi marcada pela posse da nova diretoria da ALBC, eleita em Assembleia Geral Extraordinária para o biênio 2025/2027. Na ocasião, além de Isaac Sabbá Guimarães, outros seis novos membros efetivos também tomaram posse durante a solenidade. Com os novos acadêmicos, todas as cadeiras da ALBC voltaram a ser ocupadas. 

Trajetória 

Isaac Sabbá Guimarães é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra (Portugal), doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e doutor em Direito pela Università degli Studi di Perugia (Itália). 

Ingressou no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em 1990, atuando como Promotor de Justiça substituto na circunscrição de São Joaquim e depois em Araranguá, até 1991. De 1992 até o presente ano, Isaac foi titular em Promotorias de Justiça de São José do Cedro, Turvo, Xanxerê, Araranguá, Itajaí e Balneário Camboriú.  

Participou do Conselho Deliberativo e Redacional da Revista Jurídica do MPSC entre 2011 e 2013 e faz parte do Conselho Consultivo do Centro de Apoio Operacional Técnico. Isaac Guimarães é Procurador de Justiça na 1ª Procuradoria Criminal do MPSC.   Atualmente, Isaac Sabbá Guimarães ocupa o cargo de Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle da Constitucionalidade (CECCON) do MPSC.

A ALBC 

Fundada em 11 de julho de 2002, a Academia de Letras de Balneário Camboriú (ALBC) tem como missão valorizar a literatura e a língua portuguesa, unir os escritores, preservar a história literária da região, incentivar o aprimoramento das letras e divulgar obras de qualidade em diferentes gêneros literários. 

Em sua estrutura, a ALBC segue o modelo tradicional das Academias de Letras: suas quarenta cadeiras homenageiam importantes nomes da literatura brasileira, simbolizados nos patronos e nas patronesses que inspiram os membros efetivos da instituição. O poeta Lindolf Bell é o patrono da ALBC.