Indaial recebeu o Projeto Escola Restaurativa nesta terça-feira (27/08). Mais de 50 pessoas entre gestores das redes municipal e estadual de educação e servidores da rede de atendimento escolar participaram da atividade promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA). A iniciativa, realizada em formato de Círculos de Construção de Paz, destacou-se por fortalecer os vínculos e reforçar o sentimento de pertencimento entre os participantes.
A ação desta semana foi realizada exclusivamente com gestores das escolas municipais e estaduais de Indaial, além de servidores da rede de atendimento à educação. O objetivo foi contribuir para a prevenção de conflitos e violências no ambiente escolar, com destaque para situações de bullying e exclusão, fortalecendo a cultura de paz e o sentimento de pertencimento entre os gestores e a comunidade escolar.
O Projeto Escola Restaurativa é uma iniciativa do Grupo Gestor de Justiça Restaurativa de Santa Catarina (GGJR/SC), executada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), com apoio do Convênio n. 117/2024. A ação foi viabilizada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Indaial, a pedido da Promotora de Justiça substituta Patrícia Castellem Strebe.
A Promotora de Justiça destacou que este tipo de encontro tem o foco de cuidar de "quem é essencial". "São os diretores, os orientadores, aquelas primeiras pessoas que resolverão os conflitos que existem nas comunidades escolares. E eles precisam também ser resolvidos e atendidos, tanto pelo Ministério Público, quanto pelos demais órgãos. São eles que estão na ponta, vivenciando os problemas e podem também trazer soluções inovadoras e melhores para aquelas situações em que ocorrem", afirmou.