Post

Exames menos invasivos e diagnósticos mais rápidos e precisos para o tratamento. Estes são alguns dos benefícios a que terão acesso os pacientes com câncer de pulmão tratados no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) com o investimento de R$ 1,5 milhão do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) na aquisição de novos equipamentos. 

O investimento na compra de uma torre de endoscopia respiratória e aparelho com ultrassonografia endoscópica brônquica (EBUS) foi aprovado na reunião ordinária de abril do Conselho Gestor do FRBL, presidido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), após a apresentação do projeto da Secretaria de Estado da Saúde pelo cirurgião torácico do CEPON Daniel Di Pietro. 

Segundo o médico, o uso da tecnologia visa obter resultados diagnósticos precisos e auxiliares no manejo e no tratamento adequado de pacientes com lesões pulmonares ou mediastinais. "Além disso, essa técnica pode impactar com certeza o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes com estes tipos de tumores malignos", sustentou.  

Post

Com os equipamentos, que apesar de instalados em Florianópolis irão atender pacientes de todo o estado, o CEPON pretende aprimorar o diagnóstico e possibilitar maior precocidade no tratamento de pacientes, ao mesmo tempo em que prioriza a segurança e o bem-estar dos indivíduos atendidos com uma técnica minimamente invasiva. 

A técnica permite que o paciente faça o exame e retorne para casa no mesmo dia, sem necessidade de internação. Assim, além de incrementar o número de pacientes atendidos, seu uso irá gerar economia de recursos públicos - vale lembrar que o CEPON é um serviço público de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para medicina paliativa no Brasil. 

A relatora do projeto e representante da Polícia Científica de Santa Catarina no Conselho Gestor do FRBL, Bettina Tomio Heckert, destacou que o escopo da proposta é plenamente pertinente em relação aos objetivos do FRBL. "A saúde é um direito difuso por excelência, e a Secretaria de Estado da Saúde é legitimada para receber recursos do Fundo. Então, considerando que haja recursos disponíveis, eu também me manifesto favoravelmente à aprovação do projeto", votou a relatora, seguida por unanimidade pelos conselheiros. 

Post

Para o Presidente do Conselho Gestor, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, "o FRBL cumpre com a sua finalidade social de atender uma demanda necessária e com grande repercussão num setor, numa área tão sensível e importante como a saúde pública". 

Na reunião também foi aprovada a nova identidade visual do FRBL a fim de representar a nova fase do Fundo, que apresenta processos com mais agilidade, mais transparência e mais proximidade com outras instituições. Agora, o FRBL passa a ser representado por um ícone geométrico que remete ao desenho da letra F e com silhueta de losango, representando o dinamismo dessa nova fase do Fundo. O layout também se assemelha ao formato de pastas, ilustrando os projetos financiados pelo FRBL. A ilustração utiliza módulos em diferentes tamanhos, reforçando a diversidade de dimensões dos projetos. Isso tudo, somado às cores, representa a seriedade e o acolhimento oferecido pelo Fundo.