Post

"Para mim foi uma alegria poder falar com o Ministério Público e resolver meu problema aqui mesmo no município". Este é o relato da uma senhora de 68 anos, moradora de Faxinal dos Guedes, que contou com o auxílio do posto de atendimento do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no município para solucionar o seu problema.  

Dona Maria, nome fictício*, chegou ao posto de atendimento do MPSC buscando auxílio para seu marido, de 78 anos, que é acamado e precisa de diversos cuidados. "Nós estávamos casados há 27 anos e não temos filhos. Porém, eu estava precisando de ajuda porque não estava mais aguentando cuidar dele sozinha, pois também tenho problemas de saúde", relata.  

O primeiro contato da moradora foi com a servidora Gislaine Tessaro Alves, que atua no posto de atendimento em Faxinal dos Guedes. Após ouvir o relato da senhora, a servidora entrou em contato com a Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê pertinente ao caso. A equipe da PJ deu sequência ao atendimento e, posteriormente, trouxe a resolução do problema.  

Resultados 

O Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise, responsável por levar o MP + Próximo para Faxinal dos Guedes, ressalta que, em três meses de funcionamento, de fevereiro a abril deste ano, o posto já atendeu 76 demandas da população. Desse número, 61 situações foram resolvidas na própria unidade, por meio de orientação. Nove foram encaminhadas para outros órgãos e seis seguem em andamento.  

"O programa MP+ Próximo, com parceria com a Câmara de Vereadores de Faxinal, está fisicamente presente na vida das pessoas de Faxinal dos Guedes, promovendo o atendimento e, via de consequência, a resolutividade na vida dos cidadãos", enfatiza Brandalise.   

O que é o MP + Próximo?  

O programa MP + Próximo tem o objetivo de ampliar a proximidade do Ministério Público com a população em locais onde não há Promotorias de Justiça. Em cada local, o cidadão é atendido no formato telepresencial e, com a ajuda de servidores do MPSC, é colocado em contato on-line com servidores do Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC) ou das Promotorias de Justiça para uma triagem e encaminhamento.  

A ideia é que mais espaços como esse sejam abertos nos próximos meses em outras regiões de Santa Catarina, o que ocorrerá a partir da manifestação de interesse pelas coordenadorias administrativas ou de membros do MPSC. Nesses casos, o MPSC promoverá a articulação e providenciará, em parceria com órgãos públicos locais, os recursos materiais necessários para a instalação. 

* Foi utilizado um nome fictício para preservar a identidade da moradora auxiliada pelo programa.  

Posto de atendimento do MPSC em Faxinal dos Guedes

Endereço: Câmara de Vereadores - Rua 30 de Outubro, 233 - Centro 

Horário de funcionamento: das 13h30 às 17h30