Dois dos três homens denunciados pelo Ministério Publico de Santa Catarina (MPSC) pelo violento latrocínio de um casal de idosos no Município de Novo Horizonte foram condenados, nesta terça-feira (14/5). Cristiano Gross de Matos recebeu a pena de 63 anos, um mês e 10 dias de reclusão, e Rodrigo Alves da Silva a reprimenda de 49 anos e 8 meses de reclusão, ambos em regime inicial fechado.

O terceiro denunciado, Ians Brum Kurek, tem a prisão preventiva decretada, mas permanece foragido e ainda não foi julgado. Os outros dois adolescentes envolvidos no fato já foram condenados na seara da infância e juventude e encontram-se cumprindo medida socioeducativa de internação.

De acordo com a denúncia da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Lourenço do Oeste - a qual abrange também o município de Novo Horizonte -, no dia 12 de junho de 2018, por volta das 2h, os denunciados Cristiano, Ians e Rodrigo, acompanhados de dois adolescentes, deslocaram-se de Chapecó em um veículo furtado no dia anterior, até a residência das vítimas no município de Novo Horizonte.

O objetivo do grupo era roubar grande quantia de dinheiro que o casal supostamente teria em um cofre na casa. Lá chegando, enquanto um dos adolescentes aguardava no carro, os demais entraram na residência e renderam os idosos. Após localizarem o cofre, os autores passaram a torturar as vítimas para obterem a senha para abri-lo, causando-lhes intenso sofrimento físico e moral.

Não obtendo sucesso com as investidas violentas, acabaram por matar as vítimas por asfixia e, na sequência, colocaram o cofre no veículo do casal e fugiram utilizando os dois carros. Ao chegarem em Chapecó, o veículo que utilizaram para ir a Novo Horizonte apresentou problemas e todos seguiram no carro das vítimas.

Foi então que os criminosos passaram a ser perseguidos por uma guarnição policial, até que bateram o veículo em um poste e iniciaram a fuga a pé. Os dois adolescentes e Cristiano foram presos em flagrante pela polícia, junto com o produto do roubo. Rodrigo foi capturado cerca de dois meses depois, após a polícia receber uma denúncia anônima de seu paradeiro.

Os dois permaneceram presos provisoriamente durante todo o curso da ação penal. Já Ians Brum Kurek está com mandado de prisão preventiva em aberto, uma vez que até o momento não foi encontrado para responder pelo crime que cometeu. Qualquer informação sobre sua localização pode ser informada aos órgãos de segurança pública, inclusive de forma anônima, pelo disque-denúncia 181.

Diante dos fatos e provas apresentados pelo Ministério Público, os dois réus foram condenados pelos crimes de latrocínio e corrupção de menores pelo Juízo de Direito da Comarca de São Lourenço do Oeste. A decisão é passível de recurso. (Ação n. 08.2018.00193687-1)