Operação “Catilina” tem novo desdobramento com cumprimento de mandado de busca e apreensão em Itapoá
Medida busca reunir novos elementos para o aprofundamento das investigações sobre a suposta atuação de organização criminosa voltada à influência no cenário político local.
Na tarde desta segunda-feira (24/08), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, cumpriu um novo mandado de busca e apreensão no município de Itapoá.
A diligência constitui um desdobramento da Operação “Catilina”, deflagrada no dia 29 de julho de 2026, em investigação que apura a suposta atuação de uma organização criminosa nos municípios de Itapoá e São Francisco do Sul, com foco na possível relação entre integrantes do grupo e agentes políticos da região, bem como em eventuais tentativas de influência sobre o cenário político local.
A medida foi autorizada pela Vara Estadual de Organizações Criminosas (VEOC) e tem por objetivo a coleta de novos elementos de interesse da investigação, contribuindo para o aprofundamento das apurações em curso.
A nova diligência integra uma estratégia investigativa voltada ao aprofundamento das apurações sobre a suposta interferência da organização criminosa no contexto político local. A ação também teve como objetivo alcançar um dos investigados que, segundo os elementos apurados até o momento, estaria adotando medidas para dificultar sua localização pelas autoridades.
Conforme os elementos reunidos até o momento, há indícios de que a organização criminosa buscaria ampliar sua influência na região por meio do apoio a determinados candidatos e de ações destinadas ao fortalecimento de sua atuação territorial no município.
Segundo as apurações, benefícios e auxílios teriam sido distribuídos em comunidades sob influência do grupo com o objetivo de angariar apoio político. Em contrapartida, moradores seriam constrangidos a demonstrar apoio a candidatos específicos, havendo relatos de intimidações, ameaças e outras ações direcionadas contra pessoas consideradas opositoras.
Os investigados também são suspeitos de manter relações entre agentes políticos, empreendimentos privados e integrantes da organização criminosa, em uma estrutura que, em tese, estaria voltada ao atendimento de interesses do grupo.
Os materiais apreendidos nesta fase da operação serão analisados e poderão subsidiar novas diligências investigativas. O procedimento tramita sob sigilo judicial.
39ª Promotoria de Justiça da Capital
Com atuação em todo o estado, a 39ª Promotoria de Justiça da Capital é responsável por investigar e processar crimes relacionados a organizações criminosas perante a Vara Estadual de Organizações Criminosas (VEOC). A estrutura especializada conta com cinco Promotores de Justiça e foi criada para fortalecer o combate ao crime organizado com mais inteligência, agilidade e efetividade.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina e integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. O grupo atua na identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas no Estado de Santa Catarina.
Últimas notícias
24/08/2026Promotoria de Justiça visita creches em Braço do Norte e identifica melhorias necessárias na estrutura
24/08/2026Operação “Catilina” tem novo desdobramento com cumprimento de mandado de busca e apreensão em Itapoá
24/08/2026Homem que atirou contra policial em Canoinhas é denunciado por tentativa de homicídio
24/08/2026MPSC firma acordo para regularização de loteamento clandestino em Xanxerê e obtém condenação de corretor de imóveis
24/08/2026Procuradora-Geral de Justiça do MPSC integra banca da prova oral do concurso para membros do MPDFT
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste