Vanessa Wendhausen Cavallazzi lança livro sobre o papel do Ministério Público e a aplicação do "Compromisso Significativo"
A Procuradora-Geral de Justiça de Santa Catarina, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, lançou nesta segunda-feira (8/9) o livro, intitulado "Ministério Público e Democracia: entre o compromisso de ajustamento de conduta e o compromisso significativo". O evento aconteceu no auditório do Edifício Casa do Barão, em Florianópolis e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos da PGJ.
Na obra, Vanessa propõe uma nova forma de compreender o papel do Ministério Público diante dos desafios contemporâneos, com foco na aplicação do chamado "Compromisso Significativo", especialmente em sua utilização extrajudicial.
O livro é resultado da tese de doutorado da chefe do MPSC. "Esse é um sonho convertido em realidade. Quando a gente faz dissertação de mestrado, plantamos uma semente. Requer muito cuidado e foi assim que foi com a minha dissertação. Ainda eram ideias cruas jogadas em uma terra fértil. Essa tese de doutorado contempla uma árvore um pouco mais estrondosa, que pretende oferecer para o Ministério Público uma alternativa de atuação, uma metodologia de atuação em um mundo tão diferente quanto esse que a gente tem hoje. Quem sabe o caminho a seguir", afirmou Vanessa.
"Se nós tivermos diante de nós uma encruzilhada e quem sabe pudéssemos escolher um caminho, esse é o caminho que eu ofereço ao nosso Ministério Público para que possamos juntos fazer uma sociedade menos desigual, para que possamos fazer justiça, para que possamos estreitar as diferenças, para que possamos implementar direitos de uma forma adequada", finalizou.
O livro conta com prefácio do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Para ele, a publicação representa uma contribuição relevante ao debate constitucional atual. "Ao reunir teoria e prática, a autora oferece uma proposta para tornar o Ministério Público um espaço de escuta e deliberação, capaz de acolher os conflitos coletivos do presente com instrumentos compatíveis com a complexidade do mundo vivido", afirma Barroso.
O Compromisso Significativo é uma técnica jurídica desenvolvida pela Corte Constitucional da África do Sul, criada para enfrentar conflitos socioeconômicos em contextos de profunda desigualdade estrutural. A obra se dedica a explorar esse conceito e sua possível aplicação no contexto brasileiro, especialmente no âmbito do Ministério Público.
Publicado pela Editora Fórum, o livro está disponível para aquisição no site da própria editora.
Sobre a autora:
Promotora de Justiça desde 1996, Vanessa atualmente exerce o cargo de Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina para o biênio 2025/2027. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). É Doutora (2025) e Mestre (2019) em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília. É autora da obra E-democracia Deliberativa pela Editora Podyum (2020), além de artigos, como Educação superior intercultural, reconhecimento e redistribuição: o duro caminho dos povos indígenas no Equador, publicado na Revista de Direito Internacional em coautoria com Patrícia Perrone Campos Mello.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente