Tribunal do Júri de Fraiburgo acolhe teses do MPSC e condena homem que matou a companheira na frente dos filhos a 28 anos
Os jurados acolheram integralmente a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e o homem que matou a companheira a facadas na frente de três filhos em Monte Carlo foi sentenciado a 28 anos de reclusão. Ele cumprirá a pena em regime fechado e não poderá recorrer em liberdade.
Andreia Ribeiro da Silva, de 40 anos, foi morta dentro de casa na noite de 25 de abril deste ano. O autor do crime, João Edegar Vidal, a deixou agonizando diante das crianças de um, dois e oito anos, respectivamente, e fugiu para a mata. Ele foi preso dois dias depois e acaba de ser julgado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Fraiburgo.
A Promotora de Justiça Andréia Tonin conduziu a acusação, apresentando as provas dos autos e pedindo a condenação. O Conselho de Sentença tomou a decisão que a sociedade esperava. Precisamos dar um basta na violência contra a mulher, e é necessário punir severamente os autores dos crimes.
O feminicídio, o motivo torpe e o meio cruel foram reconhecidos como qualificadoras, e a pena foi aumentada pelo fato de o crime ter sido cometido na frente dos filhos, conforme prevê o Código Penal Brasileiro.
A mãe, de 72 anos, recebeu o resultado com alívio. Isso não traz a minha filha de volta, mas pelo menos a gente vai para casa com a sensação de que a justiça foi feita. Agora é tentar seguir a vida com as boas lembranças da mulher alegre que ela era, disse dona Maria.
Ela, os dez filhos e alguns genros e netos acompanharam o julgamento vestindo camisetas com a foto de Andreia e a frase saudades eternas. O choro pôde ser ouvido do início ao fim a sessão.
Vanessa, uma das seis filhas da vítima, lembrou que o réu fazia ameaças constantes e que a mãe havia decido afastar-se. Ela o perdoou várias vezes, mas havia chegado no limite e ia entrar com o pedido de medida protetiva, só que não deu tempo. Que isso possa servir de lição para que outras mulheres que sofrem violência tomem uma atitude, desabafou.
Rádio MPSC
Ouça o MPSC Notícias com a Promotora de Justiça Andréia Tonin.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente