;

Tecnologia a serviço da missão institucional foi o foco da 12ª aula do Programa de Difusão em Inteligência Artificial

Capacitação ministrada pelo Promotor de Justiça Rodrigo Fogagnolo reuniu MPs de todo o país e reforçou o uso da IA como apoio, não como substituição. 

13.11.2025 17:42
Publicado em : 
13/11/25 08:42

“Nossa intenção com a inteligência artificial não é que ela nos substitua, mas que ela seja uma ferramenta que facilite a nossa rotina”, ressaltou o Promotor de Justiça do Distrito Federal (MPDFT) Rodrigo Fogagnolo durante a décima segunda aula do Programa de Difusão em IA do Ministério Público. A capacitação aconteceu nesta quinta-feira (13/11) e contou com participantes de Ministérios Públicos de todo o país.  

Reconhecido por liderar o Grupo de Trabalho em IA e projetos no Ministério Público sobre o tema, Rodrigo falou sobre a transformação digital do MP e a inteligência artificial. “Nós precisamos pensar no futuro do MP e das nossas instituições com essa revolução tecnológica que estamos passando”, reforçou ao explicar a evolução tecnológica.  

Rodrigo também mostrou a diferença entre as ferramentas, que ele nomeia como soluções integradas, de prateleira e customizadas. “As integradas são aquelas que uma instituição contrata e está na nossa switch – Copilot e Gemini. De prateleira são as que o usuário contrata – ChatGPT, Claude, Gemini e Perplexity. As customizadas são as que os Ministérios Públicos podem construir – LumnarIA, JARVIS, ALFRED e SEGURA”, exemplificou. Com isso, o Promotor de Justiça demonstrou como é cada ferramenta customizada e as principais funcionalidades de cada uma.  

Sobre o Programa de Difusão em Inteligência Artificial 

O Programa de Difusão em Inteligência Artificial, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, ocorre em quintas-feiras alternadas até o fim de 2025. As aulas são gravadas e serão disponibilizadas posteriormente para os integrantes do MP brasileiro. A IA como instrumento de modernização institucional e com valores humanos: esse é o foco do programa de difusão do uso de inteligência artificial do MPSC. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC