Representantes do Ministério Público de todo o País reúnem-se em defesa da saúde
A EC nº 29/2000 altera os artigos 34, 35, 156, 160, 167 e 198 da Constituição Federal e acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para assegurar os recursos mínimos ao financiamento das ações e serviços públicos de saúde.
A Ampasa decidiu também apoiar as manifestações do Conselho Nacional de Saúde contrárias à terceirização da gerência e gestão dos serviços e pessoal do setor saúde, que podem passar à responsabilidade de Organizações Sociais (OS) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Outra moção foi aprovada para reivindicar a estruturação do componente federal do Sistema Nacional de Auditoria (SNA - DENASUS), tanto no que diz respeito a recursos humanos quanto à criação de carreira para os técnicos que exercem funções de auditoria.
Cerca de 150 pessoas participaram do o II Encontro Nacional, que reuniu membros dos Ministérios Públicos de 17 Unidades da Federação, dentre eles representantes dos Ministérios Públicos Estaduais, do Distrito Federal e Territórios, do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho, conselheiros de saúde, secretários e funcionários de secretarias estaduais e municipais de saúde, técnicos do sistema nacional de auditoria e professores universitários.
Na avaliação da Presidente da entidade, o encontro atingiu plenamente os objetivos. Segundo ela, a forma de desenvolvimento dos trabalhos possibilitou a participação dos presentes nos debates e em oficinas onde foram discutidos assuntos como ética na administração pública, realidade e perspectivas da política brasileira de saúde mental, gestão em saúde pública sob a ótica dos gestores e do Ministério Público, atenção básica - responsabilidades da três esferas de governo -, controle social - atuação e responsabilidade dos conselhos de saúde, saúde do trabalhador, fundo municipal de saúde e uso racional de medicamentos.
Durante o encontro também foi apresentada a página eletrônica da entidade, que pode ser acessada no endereço www.ampasa.org.br .
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente