14.02.2011

Rádio se torna parceira do MPSC em campanha de esclarecimento sobre o crédito consignado

 Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ganhou uma nova parceira na tentativa de esclarecer a comunidade sobre os riscos ao tomar um empréstimo consignado. A Fundação Frei Rogério, de Curitibanos, mantenedora das rádios Coroado AM e Movimento FM, reproduziu, em 10 propagandas de 30 segundos, as 10 dicas que estão sendo divulgadas pelo MPSC através de folders e cartazes.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ganhou uma nova parceira na tentativa de esclarecer a comunidade sobre os riscos ao tomar um empréstimo consignado. A Fundação Frei Rogério, de Curitibanos, mantenedora das rádios Coroado AM e Movimento FM, reproduziu, em 10 propagandas de 30 segundos, as 10 dicas que estão sendo divulgadas pelo MPSC através de folders e cartazes. As propagandas serão veiculados durante a programação das rádios por 30 dias. A parceria com as rádios foi firmada pelo Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, que atua na defesa do consumidor na Comarca de Curitibanos.
O Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do MPSC produziu e está disponibilizando às Promotorias de Justiça de todo o Estado folders e cartazes para orientar a população sobre os cuidados necessários ao contratar um financiamento ou empréstimo consignado (que é descontado do pagamento, aposentadoria ou pensão, diretamente no contracheque), e para alertar os cidadãos sobre como reconhecer fraudes e práticas abusivas. O Procon de Santa Catarina já está divulgando o material através de sua página na internet ( www.procon.sc.gov.br ). A Federação das Associação de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (Feapesc) também já é parceira do MPSC, e está distribuindo o material entre as 46 associações filiadas.
Conheça as 10 dicas e ouça os spots das rádios de Curitibanos
1 - Pesquise a melhor taxa de juros.
2 - Saiba quanto você vai pagar ao todo.
3 - Entenda o contrato antes de assinar. Na dúvida, não assine.
4 - Jamais permita que outras pessoas façam empréstimos em seu nome.
5 - O valor da prestação deve ser igual ao informado no contrato.
6 - Evite fazer empréstimo em sua casa ou por telefone.
7 - Empréstimo feito em casa ou pelo telefone: em caso de arrependimento, desista em até 7 dias.
8 - Quitação antecipada dá direito à redução dos juros.
9 - Você não precisa comprar outros produtos além do empréstimo (conta corrente, seguro etc.).
10 - Se acreditar que foi lesado ou fraudado, procure os órgãos de defesa do consumidor!

Para imprimir o folder (selecione opção frente e verso na impressora) :
Para imprimir o cartaz:
Saiba mais sobre a campanha:
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC