Programa "Por dentro do MPSC" recebe estudantes de Direito da Faculdade Cesusc
a tarde desta segunda-feira (10/7), estudantes do Curso de Direito da Faculdade Cesusc conheceram a sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis. Com o programa Por dentro do MPSC, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), os 14 alunos de diferentes turmas do curso conheceram a estrutura da instituição e participaram de palestras.
As professoras Christiane Kalb e Silvia Varella buscaram o Por dentro do MPSC para que os alunos pudessem saber mais sobre como a instituição funciona. Os acadêmicos já visitaram outros órgãos públicos por meio do projeto de extensão da Faculdade Cesusc CesuLaw.lab, que incentiva os participantes a procurarem estágios nessas instituições desde o começo da graduação. A gente sabe que atuar nas Promotorias de Justiça é o sonho profissional de muitos alunos, então, ter experiência com estágios nessa área é bastante interessante, destacou Christiane.
Os acadêmicos foram recebidos no auditório da sede do MPSC, que muitos alunos ainda não conheciam pessoalmente. Esse foi o caso das alunas da segunda fase Marlana Cabral de Jesus e Anabela de Rocha Sampaio, que disseram estar ansiosas para conhecer o trabalho do MP. Seria um sonho trabalhar no Ministério Público de Santa Catarina, comentou Anabela.
Após ouvirem as boas-vindas da Gerente de Pesquisa, Extensão e Revisão, Lucia Anilda Miguel, e assistirem a um vídeo institucional sobre o papel do MP na sociedade, os estudantes participaram de uma palestra conduzida pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT), Lucas dos Santos Machado.
Durante a conversa, ele contou sobre sua trajetória profissional na área do Direito e falou sobre a importância das experiências que teve no MPSC antes de se tornar Promotor de Justiça.
A visita continuou com um passeio virtual pela Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira. A visita à Casa Bocaiuva não ocorreu devido ao mau tempo, mas ainda assim, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história de Florianópolis por meio da apresentação da Chefe do Setor de Memorial, Priscila Melina Finardi, que falou sobre as duas casas tombadas, a Bocaiuva e a do Barão. Ao final, todos receberam um kit do programa Por dentro do MPSC, contendo uma mochila com uma cartilha sobre a instituição, um bloco de anotações, uma revista e livros produzidos pelo Setor de Memorial.
Sobre o programa
Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do Por dentro do MPSC. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público.
Grupos interessados em participar do programa devem preencher um formulário on-line. Um representante do grupo ou da organização faz a inscrição com, no mínimo, 15 dias de antecedência e aguarda o contato do MP para a confirmação. Clique aqui e saiba mais sobre o Por dentro do MPSC.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente