Programa Educando Cidadãos é apresentado à Corregedoria Nacional do CNMP

Iniciativa busca ampliar a atuação para todo o país e foi tema de agenda institucional em Brasília. 

24.02.2026 10:16
Publicado em : 
24/02/26 13:16

A Coordenação do programa Educando Cidadãos no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizou uma visita de apresentação da iniciativa à Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, na segunda-feira (23/02). Na oportunidade, foi debatida a possibilidade de ampliação do programa para alcance nacional. 

O Coordenador do programa Educando Cidadãos no MPSC, Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, destacou a relevância do encontro com o CNMP. “A visita à Corregedoria Nacional do CNMP foi um marco institucional para o Educando Cidadãos. Fomos recebidos com sensibilidade, respeito e espírito público, e pudemos dialogar sobre a possibilidade concreta de nacionalização do programa, fortalecendo uma rede plural comprometida com a ética e a moralidade. Quando instituições caminham de mãos dadas com a sociedade, o Brasil se torna mais forte”, assinalou. 

Participaram pelo CNMP a Chefe de Gabinete da Corregedoria Nacional, Promotora de Justiça do MPSC, Maria Cláudia Tremel de Faria; a Coordenadora de Correições e Inspeções, Karina Soares Rocha (MPDFT); a Coordenadora Substituta de Correições e Inspeções, Vera Leilane Mota Alvez de Souza (MPBA); e as Membras Auxiliares Adriana Medeiros Gurgel de Faria (MPRN), Cláudia Regina dos Santos Albuquerque Garcia (MPES) e Natália Saraiva Colares Fiuza (MPCE). 

Ainda em Brasília, a Coordenação do Educando Cidadãos do MPSC também apresentou o programa ao Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Tarcísio José Sousa Bonfim. 

Integridade e cooperação social 

O programa Educando Cidadãos é uma iniciativa catarinense que promove uma cultura de integridade e cooperação social por meio da educação, incentivando a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ética e responsável, com foco no combate à corrupção. Institucionalizado pelo MPSC em maio de 2025, o programa é uma evolução da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, criada pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto em 2004. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC