;

Ouvidoria do MPSC adere a campanha nacional de enfrentamento à violência de gênero no ambiente universitário

Iniciativa pretende promover conscientização e fortalecimento da rede de acolhimento a mulheres jovens em espaços acadêmicos. 

14.11.2025 17:33
Publicado em : 
14/11/25 08:33

Nos próximos dias, você vai acompanhar uma série de publicações nas redes sociais do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com foco no enfrentamento da violência de gênero no ambiente universitário. A iniciativa faz parte da campanha “Respeito é bom, eu gosto e é direito!”, lançada pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público, vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).   

Com a adesão da Ouvidoria do MPSC e de outras instituições de ensino à campanha, os materiais de conscientização serão replicados tanto nos canais de comunicação das entidades quanto em espaços estratégicos de universidades, como banheiros femininos. Os cartazes contêm cores vibrantes, ilustrações e linguagem acolhedora e pretendem transmitir informação de forma sensível e acessível. Com essas duas frentes de divulgação, busca-se ampliar o alcance da campanha, marcando presença onde o público jovem se informa e interage diariamente. 

Além disso, a iniciativa prevê que as instituições de ensino disponibilizem um ponto de acesso seguro à internet para facilitar a realização de denúncias ou pedidos de orientação. Em Santa Catarina, aderiram também a Universidade Vale do Itajaí (Univali), a Universidade Sul de Santa Catarina (Unisul), a Universidade Extremo-Sul Catarinense (Unesc), a Universidade da Região de Joinville (Univille) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, 61,1% das vítimas de feminicídio pertenciam ao grupo com idade entre 18 e 44 anos, com a incidência mais elevada na faixa dos 18 aos 24 anos. Sendo assim, a campanha tem o intuito de dialogar diretamente com a comunidade universitária, que, pela faixa etária, é um dos públicos mais vulneráveis à violência. 

Pacto Nacional 

A campanha lançada pelo CNMP integra o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência de Gênero no Ambiente Universitário, uma articulação interinstitucional que reúne o Ministério Público, instituições de ensino superior, órgãos públicos e entidades da sociedade civil com o objetivo de prevenir, identificar e combater situações de violência contra mulheres em universidades. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC