Operação Vórtice desarticula grupo investigado por manipulação emocional e incentivo ao extremismo
Neste sábado (12/4), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, deflagrou a Operação Vórtice, visando desarticular grupo investigado por promover discursos de ódio, exposição a conteúdos extremos e, em casos mais avançados, incentivo ao extremismo e à violência. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e duas decisões de internação provisória.
As decisões cautelares, requeridas pela Promotoria de Justiça da Infância da Comarca do Vale do Itajaí, foram expedidas pelo Poder Judiciário. O relatório de investigação, que resultou na operação, foi elaborado pelo CyberGAECO em apoio à Promotoria de Justiça.
Colaboração interagências
A Operação Vórtice contou com apoio estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas/DIOPI/SENASP, da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations - HSI) da Embaixada dos Estados Unidos da América. Essa parceria ressalta a importância da cooperação entre órgãos e agências, bem como o intercâmbio de informações, para o combate ao extremismo e ao crime organizado.
Perfil dos investigados
O submundo virtual tem se consolidado como espaços digitais utilizados para práticas ilícitas, incluindo manipulação de menores, exposição a conteúdos extremos e, em casos mais graves, incentivo à violência. A compreensão da dinâmica desses grupos é essencial para subsidiar ações de investigação, prevenção e responsabilização. Os grupos virtuais têm se configurado como ambientes propícios à prática de crimes graves, com especial impacto sobre adolescentes em situação de vulnerabilidade. A atuação desses grupos segue uma estrutura progressiva, dividida em fases que envolvem manipulação emocional, coação, exposição a conteúdos extremos e, em casos mais avançados, incentivo ao extremismo e à violência.
Compromisso com a Segurança Pública
O Ministério Público de Santa Catarina reafirma seu compromisso com a defesa da sociedade. Discursos de ódio, antissemitismo, incitação à violência e movimentos extremistas, muitas vezes formados por indivíduos que se escondem no pseudo-anonimato da internet, são ameaças graves que merecem atenção especial das forças de segurança.
Operação Vórtice
O nome foi escolhido em alusão à força de sucção de um vórtice, que simbolicamente representa a maneira como adolescentes e jovens são atraídos e arrastados para círculos virtuais de violência, crueldade e criminalidade. Assim como um vórtice consome tudo ao seu redor e leva ao fundo, os ambientes digitais investigados atuam como redutos que isolam, influenciam e radicalizam seus integrantes, afastando-os da realidade e dos limites legais e morais. O nome reforça a gravidade e a urgência de ações coordenadas para romper esse ciclo e proteger os mais vulneráveis.
As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
GAECO e CyberGAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, inserida na estrutura do GAECO, que tem o objetivo de identificar, buscar prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.
Últimas notícias
09/01/2026Com tradução para três idiomas estrangeiros, MPSC busca ampliar acesso a cartilha sobre direitos das mulheres em situação de violência
07/01/2026MPSC consegue aumento de pena para homem que tentou matar ex-companheira na frente dos filhos
07/01/2026Protocolo “Não é não” entra em campo: combate à violência contra mulheres chega aos estádios catarinenses
07/01/2026MPSC requisita informações a órgãos da saúde e meio ambiente para apurar qualidade sanitária das praias da Capital
07/01/2026Como requerido pelo MPSC, gratificação a Advogados e Procuradores do Legislativo de Florianópolis é declarada inconstitucional e deixa de ser paga
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil