23.06.2008

Número de homicídios requer aprimoramento de Promotores para atuação no Tribunal do Júri

O 3° módulo do curso sobre Tribunal do Júri no MPSC contou, no dia 30 de maio, com palestra do Procurador de Justiça do Rio Grande do Sul Marcelo Roberto Ribeiro. Ele falou sobre "Cuidados para uma eficiente atuação", destacando dados sobre homicídios.

Procuradores e Promotores de Justiça iniciaram, na tarde desta sexta-feira (30/5/2008), o terceiro módulo do curso de aperfeiçoamento para atuação no Tribunal do Júri, na sede do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis. O módulo tem como tema "Técnicas para atuar em plenário", e foi aberto com palestra "Cuidados para uma eficiente atuação", do Procurador de Justiça do Rio Grande do Sul Marcelo Roberto Ribeiro, que por mais de 18 anos foi Promotor da Vara de Júri da Comarca de Porto Alegre (RS).

Ribeiro, em sua fala inicial, salientou o estado pré-falimentar da segurança no Brasil, citando dados que apontam o País como responsável por 11% do homicídios ocorridos no mundo, enquanto possui 2,8% da população mundial. Para o Procurador gaúcho, neste contexto, é fundamental o aprimoramento dos Promotores de Justiça, que são os defensores da sociedade.
À noite (30/5/2008) será a vez do Promotor de Justiça de São Paulo Francisco José Teddei Cembranelli, que atua no caso da menina Isabella. Ele falará sobre "Plenário do Júri - Estratégia de Atuação". A Promotora de Justiça do Rio de Janeiro Patrícia Mothé Gliche Béze, que atuou na acusação dos assassinos do jornalista Tim Lopes, palestrará sobre "Experiências da Prática no Plenário do Tribunal do Júri", na manhã deste sábado (31/5/2008).

Oferecido pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) e da Escola do Ministério Público, o curso conta com quatro módulos, em abordagens com a participação de especialistas em oratória, linguagem jurídica, técnicas para atuação em plenário e perícia, entre outras.

O objetivo do curso é melhor preparar o Promotor de Justiça que buscará a condenação de criminosos, uma estratégia dentro da proposta da Instituição de fortalecer as Promotorias de Justiça para o enfrentamento da criminalidade. O quarto e último módulo do curso está marcado para os dias 20 e 21 de junho de 2008, e terá como tema "Perícias".
Saiba mais:
  • Fonte: 
    Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC