18.05.2009

Novo vídeo do MPSC explica o que é o Ministério Público e ensina como entrar em contato com a Instituição

O vídeo "MPSC defendendo a Sociedade" já está no ar no canal da Instituição no YouTube. O vídeo explica em 9min47seg o papel do Ministério Público no sistema de Justiça. No dia da sua publicação, o canal do MPSC ficou entre os mais assistidos no YouTube no Brasil.

  • Atenção: se você não estiver vendo as imagens desta página, o seu computador está com o acesso bloqueado ao YouTube
O vídeo "MPSC defendendo a Sociedade" já está no ar no canal do Ministério Público de Santa Catarina no YouTube. Com 9min47, o vídeo explica o papel da instituição no sistema de Justiça, as diferenças entre um Promotor e um Procurador de Justiça, em que tipos de casos o Promotor de Justiça atua e as maneiras da população levar as suspeitas de irregularidades e de abusos de seus direitos ao conhecimento do Ministério Público de Santa Catarina.

MPSC defendendo a Sociedade -
versão completa, com 9min47seg

No dia da sua publicação, sexta-feira, 15 de maio, o canal do MPSC ficou entre os 60 canais mais assistidos no YouTube no Brasil (53º lugar).

"MPSC defendendo a Sociedade" é o segundo vídeo institucional e educativo produzido pelo Ministério Público de Santa Catarina dentro do Projeto VídeO Seu Direito, que tem o objetivo de esclarecer a população sobre as formas de atuação da instituição. Para a publicação no canal, foram preparadas duas versões do vídeo: uma integral e a outra dividida em três partes. Com isso, o usuário do maior portal de compartilhamento de vídeos da web pode assistir apenas os pontos que mais lhe interessam ou que atendam às suas dúvidas imediatas.

Parte 1 - O que é o Ministério Público,
com 3min47seg
A parte 1, "O que é o Ministério Público", de 3min48seg, explica as diferenças dentre promotores e procuradores de justiça, o que faz o Procurador-Geral de Justiça e a independência do MP em relação aos poderes.


"Como e quando o MP atua" é a segunda parte do vídeo e tem 4min03seg. Este vídeo explica o que são direitos coletivos e difusos, direitos individuais indisponíveis e defesa da constitucionalidade; mostra por que o Promotor de Justiça atua no Tribunal do Júri; e orienta quem tem dúvidas a procurar uma Promotoria de Justiça para apresentar o seu problema.


Parte 2 - Como e quando o MP atua,
com 4min,03
Em "Parcerias com o Cidadão", a parte 3 do vídeo, com 3min50seg, o usuário do YouTube conhece outro lado da atuação do Ministério Público: as campanhas educativas e preventivas voltadas à conscientização do cidadão em relação aos seus direitos e deveres. Esta parte também mostra que um Promotor de Justiça, muitas vezes, prefere promover um acordo - na forma de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) - do que propor uma ação judicial, pois as medidas extrajudiciais trazem resultados mais rápidos e eficazes em muitos casos.
Parte 3 - Parcerias com o Cidadão, de
3min50seg


Projeto VideO Seu Direito


O Projeto VídeO Seu Direito teve início no ano passado. Após um período de planejamento e definição de ações, começou a produção de vídeos aproximadamente em junho de 2008. O projeto objetiva utilizar vídeos institucionais e educativos para promover a cidadania e conscientizar a população sobre seus direitos e o papel do Ministério Público.O Ministério Público de Santa Catarina foi o primeiro órgão do sistema de Justiça brasileiro a abrir um canal próprio no YouTube com o objetivo de publicar e distribuir vídeos institucionais e educativos.


O primeiro vídeo "Os Direitos do Cidadão e o Promotor de Justiça" foi distribuído às Promotorias de Justiça em um DVD que contém material extra em vídeos produzidos como material de apoio e apresentações para serem utilizados em palestras à comunidade. Este mesmo DVD será distribuído, a partir desta semana, nas escolas da rede estadual de ensino, pela Secretaria Estadual de Educação que recebeu 1370 DVDs doados pelo MPSC com este objetivo. Um protocolo de intenções assinado entre o MPSC e a Secretaria Estadual de Educação prevê a distribuição de todos os vídeos produzidos pelo projeto VídeO Seu Direito e a inclusão do material no conteúdo programático e em atividades extracurriculares.
Saiba mais:
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC