No Tribunal do Júri, MPSC obtém a condenação dos denunciados por executar um homem a tiros num posto de combustíveis de Chapecó
Dois réus que foram a julgamento por terem executado um homem a tiros em plena luz do dia no bairro Efapi foram condenados pelo Tribunal do Júri da Comarca de Chapecó. O Conselho de Sentença considerou Izaias Carlos dos Santos culpado por homicídio duplamente qualificado e Narciso Filipini por homicídio qualificado, acompanhando a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Ambos também foram condenados por porte ilegal de arma de fogo.
Os réus deverão cumprir 21 e 20 anos de reclusão em regime fechado, e pagar 11 e 12 dias-multa no valor individual de 1/30 do salário mínimo vigente à época, respectivamente, por terem matado a tiros Rudinei Caron.
Os jurados acolheram a tese do MPSC de que Izaias praticou um homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima e de que, no caso de Narciso, deveria incidir somente a segunda qualificadora.
Conforme a denúncia, no dia 4 de janeiro de 2020, por volta das 11h25, em um posto de combustíveis localizado no bairro Efapi, o réu Izaias disparou diversas vezes contra a vítima, que estava de costas, conversando com um amigo. Narciso prestou apoio ao crime e auxiliou na fuga de Izaias. A vítima não resistiu aos ferimentos causados pelos tiros e morreu no local.
O Promotor de Justiça Gabriel Cavalett representou o MPSC na sessão que ocorreu na última segunda-feira (22/8).
Da sentença cabe recurso, mas aos réus foi negado o direito de recorrer em liberdade, pois se encontram em prisão preventiva.
Terceiro envolvido
O Conselho de Sentença absolveu o terceiro réu, acolhendo a tese da defesa de que ele não tinha envolvimento com o homicídio de Rudinei.
Últimas notícias
02/04/2026Recomendação feita pelo MPSC ao Município de São Francisco do Sul visa proteger os animais
01/04/2026Conscientização sobre o autismo: confira ações do MPSC para garantia de direitos
01/04/2026GAECO deflagra Operação Repartição para apurar a prática conhecida como “rachadinha” no litoral norte catarinense
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste