NAVIT terá espaço para atendimentos a vítimas em Carnaval na passarela Nego Quirido, em Florianópolis
Rádio MPSC
Ouça a Coordenadora estadual do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT) e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) do MPSC, Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho.
A Coordenadora estadual do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT) e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) do MPSC, Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, esteve presente. Também participaram integrantes da equipe do NAVIT Capital, por meio da 40ª Promotoria de Justiça da Capital. A Coordenadora ressaltou que mais uma vez o NAVIT contará com um espaço na região da passarela Nego Quirido durante os dias de desfile de Carnaval para a prestação de serviços de acolhimento e atendimento humanizado a vítimas de crimes. O NAVIT conta com a participação de mais de 20 instituições em uma grande rede de proteção às vítimas.
"Sabemos que essa é uma festa de alegria, de celebração da cultura e da diversidade, mas infelizmente há registros também de situações de violência que não podem ser ignoradas. Por isso, durante os dias de desfile teremos um espaço especialmente dedicado ao atendimento de vítimas de assédio e violência sexual, racismo e crimes patrimoniais, que são algumas das ocorrências mais recorrentes nesse período. A nossa equipe estará preparada para oferecer acolhimento imediato e garantir o encaminhamento adequado para que os direitos das vítimas sejam assegurados", salientou a Coordenadora do NAVIT.
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), Joel Costa Júnior, considera "fundamental essa parceria com instituições tão relevantes e importantes para a sociedade, como o NAVIT, fazendo o trabalho com o Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Prefeitura de Florianópolis e Liga das Escolas de Samba".
"Isso já foi um marco histórico no ano passado. Estamos evoluindo, temos agora um aplicativo da Maria da Penha que vem reforçar ainda mais toda a nossa proteção a todo o sambista e quem venha na passarela se sinta acolhido e protegido. Essa é a missão, de ter aqui a justiça à disposição de todos e principalmente que possamos fazer um carnaval seguro, sem racismo, sem violência, sem homofobia. E se caso aconteça, o NAVIT está presente para acolher", afirmou o presidente.
Os desfiles das escolas de samba na Passarela Nego Quirido estão programados para os dias 28 de fevereiro e 1º de março, com a apuração oficial no dia 3 de março e o desfile das campeãs no dia 4.
O NAVIT - Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes
O Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT) tem como objetivo atender de forma integral às vítimas de crimes cometidos com violência e grave ameaça, e a seus familiares, de modo a garantir apoio humanizado, acompanhamento e acesso ao direito à informação, orientação jurídica, proteção, reparação, participação e encaminhamento para acolhimento psicológico, social e de saúde.
O NAVIT pretende acompanhar a vítima desde o primeiro momento da prática do crime até a etapa final do processo, passando pela fase judicial (segunda fase da persecução penal) e da execução penal. A rede de atendimento, apoio e acompanhamento a vítimas de crimes é constituída por um conjunto de órgãos, serviços, programas e projetos de organizações governamentais e não governamentais, que articulam um fluxo intersetorial e interdisciplinar de atendimento capaz de acolher com maior efetividade às necessidades da vítima.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente