MPSC sedia I Jornada de Aleitamento Materno de Santa Catarina
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vai sediar a I Jornada de Aleitamento Materno de Santa Catarina, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde. O encontro acontece nesta terça-feira (5/8), das 13h às 19h, no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. Para participar é necessário fazer a inscrição.
A iniciativa integra as ações do Agosto Dourado e da Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o objetivo de fomentar reflexões, compartilhar experiências e fortalecer as políticas públicas de incentivo à amamentação na Rede de Atenção à Saúde.
Durante o evento também será inaugurada a Sala de Amamentação do MPSC, um espaço pensado para oferecer conforto e acolhimento às mães lactantes, sejam elas colaboradoras ou visitantes. O ambiente foi cuidadosamente preparado com poltrona de amamentação e geladeira para armazenamento de leite materno, garantindo privacidade para quem deseja amamentar ou fazer a coleta durante o expediente.
A sala vai estar disponível para uso de todas as pessoas, inclusive do público externo que estiver no MPSC, como mais uma alternativa para as lactantes que preferem um local reservado. O uso do espaço é opcional e não há qualquer restrição ao aleitamento em outros ambientes do prédio.
Confira a programação completa
13h15 - Abertura e solenidades
13h45 - Palestra: Políticas públicas que favorecem a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno: cenário atual e desafios. Palestrante: Professora Doutora Evangelia Kotzias Atherino dos Santos - Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Atua na área de aleitamento materno desde 1976.
14h20 - Painel: Experiências exitosas de redes de apoio e de promoção à amamentação no estado. Profissionais vinculadas a serviços de apoio e suporte à amamentação em Santa Catarina, como banco de leite humano, postos de coleta de LH e salas de apoio trarão suas experiências para subsidiar o planejamento de novas ações no estado.
16h - Coffee break
16h30 - Palestra: Aspectos nutricionais do leite materno e sua importância para a saúde materno-infantil. Palestrante: Nutricionista Géssica Rodrigues - Doutoranda em Nutrição (PPGN/UFSC), mestre em Alimentação e Nutrição (UFPR), com experiência em nutrição materno-infantil.
17h - Palestra: Acolher, cuidar, sustentar: o impacto da sala de apoio à amamentação no SUS de Florianópolis. Palestrante: Enf. Raquel Lehmkuhl Steinbach - Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis.
17h30 - Palestra: Promoção da alimentação adequada e saudável para a primeira infância na Atenção Primária à Saúde. Palestrante: Nutricionista Lúcia Gratão - Assessora técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
18h - Conversas que sustentam: caminhos para o cuidado com quem amamenta - Debate aberto com as palestrantes
18h40 - Encerramento
Serviço
Horário: das 13h às 19h
Local: Auditório da sede do MPSC - Procuradoria-Geral de Justiça
Rua Bocaiuva, n. 1792 - Centro, Florianópolis
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente