MPSC lança selo de equidade para Promotorias de Justiça
Distinção consiste em um certificado e um selo digital às PJs que fomentarem a equidade e o enfrentamento da violência contra a mulher.
Foi lançado nesta terça feira (17/3), na Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o selo “Promotoria pela equidade”. A iniciativa marca uma nova etapa do compromisso institucional com o enfrentamento à violência doméstica e com a promoção de práticas internas voltadas ao acolhimento, à prevenção e à construção de uma cultura organizacional mais sensível à temática.
O selo será concedido anualmente às Promotorias de Justiça que se destacarem no cumprimento de requisitos previstos em regulamento. A distinção consiste em um certificado e um selo digital que reconhecerão as unidades que desenvolverem práticas voltadas à promoção da equidade e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
A Presidente da Comissão de Equidade do MPSC, Procuradora de Justiça Eliana Volcato Nunes, disse que a atuação do Ministério Público vai além da aplicação da lei. Explicou que ela se sustenta na missão constitucional de defender a ordem jurídica, a democracia e os interesses sociais e individuais indisponíveis, na responsabilidade de dar vida aos princípios constitucionais. “A Constituição nos chama a ir além do discurso; nos chama a construir uma sociedade livre, justa, solidária e orientada pela promoção do bem de todos sem preconceito e sem discriminação. Mas esse projeto exige escolhas corajosas, práticas concretas e compromisso com a dignidade da pessoa humana, e é nesse contexto que se insere o selo de equidade”, declarou.
A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, reforçou que cuidar das pessoas é um compromisso do Ministério Público tanto externamente quanto internamente. “A Instituição precisa ter um olhar para dentro do seu corpo, de membros e servidores, que contemple as violências, que contemple a equidade. Vamos aderir ao selo, vamos promover dinâmicas, vamos estar atentos uns aos outros, vamos nos dar verdadeiramente as mãos”, disse.
As Promotorias de Justiça interessadas poderão concorrer em dois níveis — Ouro e Prata — conforme o cumprimento das ações previstas. Ao instituir o selo, o MPSC reforça a importância da prevenção, da escuta qualificada e da mudança de cultura como elementos centrais no enfrentamento à violência de gênero. A iniciativa se alinha à Lei Maria da Penha, à Resolução CNMP 254/2023, a atos normativos internos e a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.
Participaram do evento a Coordenadora-Geral do Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT), Chimelly Marcon, o Ouvidor do MPSC, Luiz Ricardo Pereira Cavalcanti, o Coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição, Marco Aurélio Morosini, além de membros e servidores.
Últimas notícias
17/03/2026ECA Digital: Legislação criada para proteção de crianças e adolescentes no ambiente on-line entra em vigor nesta terça-feira
17/03/2026Eleição para Corregedor-Geral do MPSC tem candidata única
17/03/2026MPSC lança selo de equidade para Promotorias de Justiça
17/03/2026MPSC obtém condenação de homem a 32 anos de prisão por tentativa de feminicídio em Balneário Camboriú
17/03/2026Vanessa Wendhausen Cavallazzi recebe convite para palestrar no Summit Cidades 2026
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste