MPSC inaugura nova sede em Imbituba com mais espaço e acessibilidade
A nova sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na Comarca de Imbituba foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (13/5) em uma solenidade no novo edifício do Fórum da comarca, no Sul do estado. A estrutura moderna e funcional foi concebida para proporcionar melhores condições de trabalho aos membros e servidores do MPSC, além de garantir um atendimento ainda mais qualificado à população local.
Instalada no terceiro pavimento do novo Fórum, a sede do MPSC conta com três gabinetes para as Promotorias de Justiça já instaladas e duas para futuras instalações, secretaria, sala de reuniões, sala para o Serviço Social e copa, distribuídos em uma área de 510 metros quadrados. O espaço foi planejado para oferecer acessibilidade, segurança, conforto e ambientes adequados tanto para o atendimento ao público quanto para as atribuições institucionais do Ministério Público.
A nova estrutura responde ao crescimento da Comarca de Imbituba, cuja instalação ocorreu pela Lei n. 5.633, de 30 de novembro de 1979, com efetiva implementação em 13 de setembro de 1980. Com o passar dos anos, a antiga sede do Fórum tornou-se insuficiente para atender à demanda crescente da sociedade, das instituições do sistema de Justiça e dos profissionais que nela atuam.
Durante a inauguração do Fórum e representando a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Andrey da Cunha Amorim, enfatizou a necessidade de um espaço maior para atender a comunidade de Imbituba. ''Hoje viemos inaugurar, junto com o Poder Judiciário, este belo Fórum, que vai comportar cinco Promotorias de Justiça e que é importante para o Ministério Público. Teremos um espaço físico adequado para que os membros e servidores do MPSC possam trabalhar com mais qualidade e o cidadão possa ser bem atendido. Estamos muito satisfeitos e contentes com a inauguração do novo Fórum da Comarca de Imbituba'', relatou.
"Nas novas instalações, todos os setores foram contemplados com espaço adequado, visando melhorar o atendimento e a qualidade do trabalho entregue para a sociedade. No novo Fórum teremos, inclusive, o novo salão do Júri'', explicou o Coordenador Administrativo do MPSC na Comarca de Imbituba, Promotor de Justiça Fernando Guilherme de Brito Ramos.
Ao descerrar a placa destinada a ala do MP catarinense, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Rafael de Moraes Lima, falou sobre a importância de o Ministério Público estar próximo ao Poder Judiciário com uma ala própria no Fórum. '''A inauguração desse novo espaço vai permitir aos Promotores de Justiça e aos servidores prestar um serviço de qualidade para a sociedade aqui da comarca. Já tínhamos um bom atendimento, mas agora teremos um espaço adequado e acessível para que possamos prestar a nossa missão constitucional'', disse.
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Andreas Eisele, reforçou que as ''Promotorias de Justiça precisavam de um espaço mais adequado, inclusive para que a população tivesse mais conforto e mais qualidade para o serviço do Ministério Púbico catarinense''.
"Estamos em um ambiente acolhedor, mais bem organizado e que atenderá a população que procura o Poder Judiciário e o Ministério Público", frisou o Presidente do Tribunal de Justiça, Francisco Oliveira Neto.
A nova sede do MPSC reforça o compromisso da Instituição com o fortalecimento da estrutura do sistema de Justiça e com a promoção de um atendimento digno, acessível e eficiente à população de Imbituba e região, que atualmente abrange cerca de 52 mil habitantes.
Durante a solenidade, ainda ocorreu a assinatura de uma ordem de serviço para a construção do novo Fórum de Sombrio.
Novo endereço
Com a inauguração, cidadãos que precisem procurar os serviços do Ministério Público na 1ª, 2ª ou 3ª Promotorias de Justiça de Imbituba devem se dirigir à rua Ernani Cotrin, n. 731, no Centro.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente