MPSC e órgãos de segurança pública irão intensificar fiscalização na Lagoa da Conceição
"A segurança na Lagoa da Conceição é um assunto que já é discutido há tempos pelo Ministério Público e a nossa intenção sempre é trazer melhorias para o bairro, mas não de forma impositiva, e sim em discussão com a sociedade, com a população local e com os proprietários dos estabelecimentos comerciais. Por isso realizamos essa reunião, como uma mesa redonda, para efetivamente ouvir a população e colher seus depoimentos", comentou o Promotor de Justiça Daniel Paladino, que conduziu a reunião.
Uma força-tarefa formada por Ministério Público, Polícias Civil e Militar e Secretaria Municipal de Segurança Pública já está realizando ações nos locais com maior incidência de perturbação. A ideia, agora, é fazer operações periódicas para combater a perturbação ao sossego e até o tráfico de drogas relatado pela população.
Na reunião também foi reforçado que as vistorias para fiscalização dos alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais da região serão intensificadas. Em 2013, o MPSC firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre o assunto com Polícia Civil do estado, Polícia Militar, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), 10ª Delegacia da Polícia da Capital, Gerência de Fiscalização de Jogose Diversões e Bombeiros Militares, o qual ainda está em vigor.
O TAC estabelece os horários limites de 2 horas da manhã para bares e restaurantes e de 4 horas da manhã para casas noturnas, prevendo inclusive punições em caso de descumprimento. Contudo, além do horário, os estabelecimentos também devem respeitar o tipo de venda que são autorizados a realizar, bem como as limitações relacionadas ao som, que são regularizadas pela FLORAM.
"O que nós temos que observar é que alguns estabelecimentos estão funcionando sem qualquer tipo de alvará, sem regularização mínima. Outros têm alvará para vender revistas e estão vendendo bebida alcoólica, por exemplo. É necessário que os alvarás sejam revisados para que se adequem efetivamente ao seu funcionamento e às leis em vigor", comentou Paladino.
REVITALIZAÇÃO DA LAGOA DA CONCEIÇÃO
Ainda no encontro, um representante do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) apresentou o projeto de revitalização do "centrinho" da Lagoa da Conceição e da Avenida das Rendeiras, feito pela Prefeitura. O projeto prevê a construção de ciclovia e de passeio público, reformas na acessibilidade e na sinalização, dentre outras mudanças que melhorar o tráfego urbano, privilegiando pedestres e ciclistas.
Uma das questões mais debatidas pelos presentes foi a diminuição das vagas de estacionamento, atualmente disponíveis em toda a orla da Lagoa. Mesmo assim, a maioria dos moradores e comerciantes concordou que o projeto trará melhorias. O projeto está em fase de licitação e a previsão é de que as obras iniciem em breve e sejam concluídas até o final deste ano. O MPSC se comprometeu a acompanhar todo o processo de revitalização.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente